Publicado em 23/08/2021 às 14:30, Atualizado em 23/08/2021 às 11:08

Frente Nacional de Luta chega a cinco ocupações de terras no Pontal do Paranapanema

A Frente Nacional de Luta declarou que continuará com as mobilizações no Pontal no Paranapanema para pressionar o governo do Estado

Redação,
Cb image default
Famílias da Frente Nacional de Luta ocupam terras na região do Pontal do Paranapanema — Foto: FNL

A Frente Nacional de Luta (FNL) ocupou na madrugada de sábado (21) uma fazenda em Euclides da Cunha Paulista (SP).

Com isso, o grupo de trabalhadores rurais sem-terra já contabiliza cinco ocupações em andamento na região conhecida como Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado de São Paulo. As outras mobilizações ocorrem nas cidades de Caiuá (SP), Marabá Paulista (SP), Rosana (SP) e Sandovalina (SP).

No sábado (21), os sem-terra começaram a entrar às 5h na fazenda que tem uma área de mais de 5 mil hectares, em Euclides da Cunha Paulista, e a expectativa é de que receba mais de 1.000 famílias. Segundo a FNL, a propriedade estava parada “fazia tempo” e foi decretada terra devoluta.

Também há mais de 1.400 famílias em Sandovalina, 1.000 em Rosana, 500 em Marabá Paulista e, em Caiuá, outras 400. Com isso, o número de famílias nos acampamentos já ultrapassou 3 mil.

A Frente Nacional de Luta declarou que continuará com as mobilizações no Pontal no Paranapanema para pressionar o governo do Estado a fazer as demarcações de mais de 200 mil hectares de terras públicas para fins de reforma agrária e entrar com as ações reivindicatórias para que o Poder Judiciário da Comarca de Teodoro Sampaio (SP) destine as áreas para a criação de assentamentos de trabalhadores rurais sem-terra.

Fonte - G 1 Presidente Prudente