Publicado em 10/06/2022 às 15:02, Atualizado em 10/06/2022 às 11:28

Festival de Inverno de Bonito é adiado para agosto

Para o Diretor Presidente Gustavo Castelo, “essa decisão em conjunto visa um festival mais participativo

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Bonito decidiram adiar a realização do 21º Festival de Inverno de Bonito. Por questões técnicas, a 21ª edição do Festival de Inverno de Bonito, que aconteceria entre os dias 28 e 31 de julho de 2022 foi transferida para os dias 25 a 28 de agosto.

Após dois anos de Pandemia, o FIB volta a trazer cultura para as ruas e palcos de Bonito, com muitas apresentações de música, dança, teatro, circo, literatura, além de artesanato, gastronomia e moda.

O prefeito Josmail Rodrigues explica que um dos motivos seria a falta de tempo hábil para contratação de artistas, entre outros procedimentos legais que envolvem a organização do evento. “Nós conversamos com a Fundação e não teremos tempo para a contratação dos artistas, montar uma programação a altura do evento, então decidimos, junto com o Governo do Estado, mudar a data, priorizando a qualidade do Festival, respeitando os procedimentos legais e trazendo nomes realmente bons”, detalhou.

Para o Diretor Presidente Gustavo Castelo, “essa decisão em conjunto visa um festival mais participativo, com mais atrações do tamanho que Bonito merece”.

Embora o evento tenha alterações na data, alguns pontos já foram definidos durante audiência pública, realizada em 30 de março. Um destes pontos é o tema: “Um Mergulho no Imaginário – Arte, Cultura, Turismo e Meio Ambiente”, que tem como objetivo mesclar todos os setores, envolvendo a comunidade, artistas locais, gastronomia e turismo em uma edição especial, após dois anos sem a realização do evento.

A audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Bonito e contou com a presença massiva da comunidade, que lotou o auditório e participou ativamente, com apresentação de demandas e sugestões para a construção do evento. Conduziram as discussões, o secretário adjunto da Secretaria de Cultura de Cidadania de MS, Eduardo Romero, o presidente da Fundação de Cultura de MS, Gustavo Arruda Castelo e o diretor de Cultura de Bonito, Lelo Marchi.

Celebrando vinte e um anos de arte, o Festival de Inverno de Bonito, apesar de interrupção de dois anos por conta da pandemia, “renova seus votos” com a cultura produzida em nosso Estado. Artes visuais, cinema, música, artes cênicas, educação. Onde tem programação, tem produção sul-mato-grossense. Serão quatro dias de atrações de teatro, artes visuais, cinema, oficinas educativas, dança, circo, música e muita cultura. Tudo de forma gratuita.