Buscar

23/11/2016 às 10:01, Atualizado em 23/11/2016 às 01:15

Feiras transformam Nova Andradina no centro Estadual de Tecnologia e Inovação

Com foco na Agricultura Familiar, TecNova e Feiraf foram abertas nesta terça-feira.

Cb image default
Nutricionista Marcia Lamberti e Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso do Sul, Dorival Betini abriu ciclo de palestras da programação.Fotos - Thiago Odeque

Abertas nesta terça-feira (22), a TecNova (Feira de Tecnologia e Inovação) e Feiraf (Feira Regional de Agricultura Familiar) chegam à edição 2016, reunindo especialistas, empreendedores, acadêmicos, profissionais e autoridades da região Vale do Ivinhema e do Mato Grosso do Sul. Realizada pela Prefeitura de Nova Andradina, através da Finova e das secretarias de Meio Ambiente Desenvolvimento Integrado e Planejamento e Controle, o foco dos eventos é a Ciência, Tecnologia e Inovação na Agricultura Familiar.

“Nova Andradina tem um trabalho precursor de legislação que hoje está sendo discutido em âmbito Estadual. E com esta proposta de constituir projetos produtivos e úteis à sociedade, já colhe dividendos para o município, para região e o Estado, através da Finova. Um projeto ímpar, que o IFMS integra em reconhecimento à importância desta ação empreendedora”, afirmou o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Luiz Simão Staszczak durante a abertura do evento.

Na mesma linha, o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, ressalta a transformação que a região de Nova Andradina sustenta ao instituir de forma pioneira, instrumentos de apoio à produção e à melhoria da produtividade do setor. “Com uma localização geográfica extremamente bem posicionada no contexto do Estado, Nova Andradina é referência em um modelo de cooperação que reúne instituições de ensino, cooperativas e toda a rede de assistência técnica. Ação que, tem alavancado o desenvolvimento da região”, destaca o secretário de Estado, ao fazer menção à primeira fundação de Inovação e Tecnologia de MS, a Finova.

“Convictos de que o esteio econômico de Mato Grosso do Sul é a Agricultura Familiar, Nova Andradina lidera um movimento em favor deste setor, ao incentivar a aquisição de produtos produzidos pelos agricultores familiares para atender a merenda escolar do município e hoje, ao sediar este evento focado na importância social e econômica deste segmento”, aponta Renato Pires, titular da Secretaria de Planejamento e Controle. “Estas ações pioneiras já refletem positivamente e por serem bem sucedidas, foram decisivas para a conquista do prêmio “Prefeito Empreendedor”, em que o prefeito Roberto Hashioka foi vencedor estadual e nacional”, complementa.

O ciclo de palestras do evento foi aberto pelo Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso do Sul, Dorival Betini. Também pautou a programação das feiras, a palestra “A organização, estruturas e e dimensionamento da aquisição de alimentos com recursos públicos na Região Leste do MS”, proferida pela Consultora do Sebrae, Claudia Mattos Fernandes e o painel “Compras Governamentais de Alimentos e a Agricultura Familiar na Região Leste do MS”, que teve como moderadora: Nutricionista Márcia Lamberti, do setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação de Nova Andradina.

A TecNova e Feiraf acontecem simultaneamente no Campus de Integração Tecnológica da Finova. Os eventos, com programação estendida até a próxima quinta-feira (24), abordam o financiamento da Agricultura Familiar, Compras Governamentais, Assistência Técnica, Tecnológica e Ambiental, além do papel das universidades na assistência à Agricultura Familiar. Também integra a programação do evento, a exposição de artesanato e alimentos da Agricultura Familiar. Gratuito, o evento é aberto a toda a comunidade escolar do município.

Os eventos foram prestigiados pelo diretor do Campus Nova Andradina do IFMS – Claudio Zarate Sanavria, a diretora do Campus da UFMS – Solange Fachin, o Diretor da Uniesp – Henrique Barros, o gerente da Unidade da UEMS Nova Andradina – Sonner Arfux Figueiredo, Dione Hashioka – primeira-dama e Assessora Especial do Governo do Estado, Dionízio Bezerra – Assessor Territorial da ATGS, Rodrigo Zanoni – Coordenador Municipal da Agraer, Sandro Poloni – Coordenador Regional da Agraer, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado - Marcio Costa, os vereadores Valter Yasunaka, Robertinho Pereira e Newton Luiz de Oliveira, além de acadêmicos do curso de Agronomia do IFMS, e alunos da Escola Municipal Efantina de Quadros.

Os eventos têm como parceiros, IFMS, UFMS, UEMS, Uniesp, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, a Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Sebrae-MS, Embrapa, Agraer e Ciarama Máquinas – Concessionária John Deere.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.