Publicado em 24/09/2020 às 11:00, Atualizado em 24/09/2020 às 00:19

Federal não vai cobrar inscrição de candidatos do CadÚnico e de escola pública

Todas as informações sobre os vestibulares estão publicadas na página: https://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/centro-de-selecao/selecao-na-ufgd

Redação,

O direito à isenção da taxa de inscrição dos vestibulares da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) é garantido para candidatos que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

A taxa é de R$ 100 tanto no vestibular para os 33 cursos da UFGD quanto no específico para Letras-Libras (Licenciatura) e quem não tem condições de pagá-la pode solicitar a isenção até às 17h de 23 de outubro, de forma que a Universidade renuncie à cobrança. Para isso, é preciso preencher formulários e enviar a documentação, tudo pela Internet, por meio da Área Restrita do Candidato: http://arearestrita.ufgd.edu.br. Os documentos necessários em cada caso serão detalhados no próprio sistema, após o preenchimento da solicitação.

Ainda que o prazo para solicitar a isenção seja até 23 de outubro, quanto antes o candidato organizar a papelada, melhor. Alguns comprovantes podem depender de instituições que pedem um tempo específico para emitir um documento, como histórico escolar, por exemplo, enquanto outros comprovantes estão disponíveis para que sejam gerados online, como acontece com o CadÚnico, pelo endereço: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/.

VAGAS

A UFGD está oportunizando 1.072 vagas em 35 cursos de graduação para ingresso em 2021, como publicado, em 21 de setembro de 2020, nos três editais de vestibulares, o geral com 33 cursos e dois específicos para Licenciatura em Educação no Campo e Letras-Libras (Licenciatura), que oferecem, respectivamente 982 vagas, 60 vagas e 30 vagas.

Em cada curso, aproximadamente 50% das vagas são reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com recorte sobre a renda familiar e cotas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência.

Todos os cursos são gratuitos, ou seja, não é necessário pagar matrícula ou mensalidade, e no caso da Licenciatura em Educação no Campo, não é cobrada nem a taxa de inscrição, já que é voltada para professores que atuam nas escolas do campo, agricultores familiares, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, trabalhadores assalariados rurais, quilombolas e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural, incluindo as comunidades indígenas.

CONTATOS

Todas as informações sobre os vestibulares estão publicadas na página: https://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/centro-de-selecao/selecao-na-ufgd

As dúvidas podem ser solucionadas por meio de mensagem para o e-mail: [email protected] ou pelo Whatsapp nos números: (67) 99298-6974 / 99332-4046, com expediente das 7 às 17 horas.