Publicado em 08/06/2019 às 10:35, Atualizado em 08/06/2019 às 10:38

“Expresso Funac” é inaugurado com contação de histórias

Idealizadora do Expresso Funac, a artista plástica e diretora Ana Lúcia abriu a solenidade expressando sua felicidade e seus agradecimentos.

Redação,
Cb image default
Foto - João Claudio

Nova Andradina vai ganhar mais atrações artísticas e culturais a partir desta-sexta (7), com a inauguração do “Expresso Funac”, um ônibus itinerante, adaptado e personalizado, que irá proporcionar momentos de lazer e entretenimento para estudantes e a comunidade em geral.

A cerimônia inaugural foi realizada na Praça do Museu Municipal com a presença do prefeito Gilberto Garcia acompanhado da primeira dama e vereadora, Joana Darc Bono Garcia, vice-prefeito Nenão, secretário de educação, Fábio Zanata, e a diretora presidente da Funac, Ana Lucia Ferreira Vasconcellos.

Idealizadora do Expresso Funac, a artista plástica e diretora Ana Lúcia abriu a solenidade expressando sua felicidade e seus agradecimentos a todos aqueles que colaboraram para a viabilidade do mais novo projeto de promoção à cultura local e também na pintura dos incríveis painéis que revestem e embelezam a parte externa do coletivo.

Agradeceu ainda a doação de dois aparelhos de ar condicionado utilizados na climatização do espaço foi feita por dois colaboradores – o sócio-diretor Dos Movidos, Claudinei Magrelo Brambila e o diretor da Escola João de Lima Paes, Augusto Teixeira.

“A proposta do ônibus itinerante é levar arte e cultura para os bairros e escolas de Nova Andradina e Nova Casa Verde. O espaço interior vai funcionar de acordo com as necessidades da comunidade servindo de sala de cinema, sala de teatro ou ainda contação de história, também podemos encher de livros para ser uma sala de leitura ou receber um sarau cultural”, explicou a diretora Ana Lúcia.

Citando um trecho da música cantada por Chitáozinho e Xororó, “o artista vai onde povo está”, o prefeito Gilberto Garcia, disse que a ideia é aproximar a população dos nossos artistas e valorizar a cultura. “Parabéns à equipe Funac pela proposta criativa e diferente. É mais uma iniciativa inovadora da nossa educação, que está entre os melhores do país. Sem dúvida, este projeto será um exemplo para outros municípios”, ressaltou.

Após o descerramento da fita inaugural, as autoridades e o público assistiram a apresentação duas histórias infantis: “A galinha que criava um ratinho” e “A princesa e o sapo”, com as professoras Regina Leite e Marxelane Melo, da Biblioteca Sesi Industria do Conhecimento.

A aluna do 1° ano da escola Pingo de Gente, Maisa Beatriz Moraes Batista, disse que gostou da oportunidade de conhecer o Expresso Funac. “Muito legal as historinhas e as apresentações musicais que tiveram aqui. Foi um dia de aula bem diferente”, disse a garotinha, encantada também com a pintura do ônibus.

Também compareceram o presidente do Instituto Bom Menino e sócio-diretor Dos Movidos, Claudinei Magrelo Brambila, as representantes da Coordenadoria Regional de Educação, Vania Bachi e Leandra, a advogada Mariana Stabile Mendes, representante da OAB, Eduardo Vasconcelos (Loja Maçônica Obreiros Ocultos, professores, diretores e alunos das escolas municipais Pingo de Gente e João de Lima Paes.

Agendamento

O agendamento do Expresso Funac para atendimento das Escolas e projetos sociais pode ser feito diretamente na Fundação de Cultura.