Publicado em 23/11/2019 às 11:00, Atualizado em 22/11/2019 às 19:01

Exame para IFMS acontece no domingo em 10 cidades do Estado

Mais de 4 mil candidatos disputam a prova no domingo a partir das 8 horas.

Redação,
Cb image default
Candidatos deverão se apresentar entre 7 horas e 8 horas, momento em que os portões serão fechados. (Foto: Kisie Ainoã)

O Exame de Seleção 2020, processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) será aplicado no domingo, 24, em dez municípios, Os mais de 4 mil candidatos inscritos devem conferir os locais de prova publicados na Central de Seleção.

Os candidatos deverão se apresentar entre 7 horas e 8 horas (horário de Mato Grosso do Sul), horário em que os portões serão fechados, portando a carteira de identidade ou outro documento oficial de identificação com foto.

A prova terá início às 8h15 e duração máxima de quatro horas. Poderão ser mantidos sobre a mesa materiais como lápis, borracha, caneta esferográfica (tinta azul ou preta, com tubo de material transparente), água (garrafa transparente e sem rótulo) e pequenos lanches.

Para os cursos cujo número de inscrições homologadas foi menor que o número de vagas ofertadas, não haverá prova, sendo os candidatos automaticamente reclassificados para ampla concorrência e matriculados por ordem de chegada. A lista de candidatos dispensados da prova está publicada na Central de Seleção.

Seleção - O exame terá 50 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta. A questões estão divididas entre língua portuguesa (20), matemática (20) e conhecimentos gerais (10), de acordo com o conteúdo programático. Cada questão vale 2 pontos.

A divulgação do gabarito preliminar está prevista para segunda-feira, 25. Já o resultado final será publicado no dia 20 de dezembro. As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 14 e 17 de janeiro. As demais chamadas serão divulgadas a partir de 21 de janeiro.

Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Vagas - São ofertadas 1.440 vagas para os cursos técnicos em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

Foram registrados 4.083 inscritos no Exame de Seleção 2020. O curso mais concorrido é o técnico em Informática vespertino oferecido em Campo Grande, com 10,40 candidatos por vaga.

No ensino técnico integrado, o estudante cursa as disciplinas básicas do ensino médio de maneira articulada às da formação técnica. Ao final do curso, o concluinte pode tanto ingressar no ensino superior quanto no mundo do trabalho.