Buscar

18/05/2021 às 15:12, Atualizado em 18/05/2021 às 17:14

Ex-árbitro vira artesão e produz troféus do estadual de MS

Paulo Salmázio produz os troféus da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) há 5 anos.

Cb image default
Paulo Salmázio produz os troféus para a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul há 5 anos — Foto: Arquivo Pessoal

Os troféus do campeonato sul-mato-grossense de 2021 escondem uma história interessante. Eles foram produzidos pelo ex-árbitro e hoje artesão, Paulo Salmázio, que apitou jogos em Mato Grosso do Sul até o início dos anos 2000. Salmázio conta que se inspirou na tendência dos troféus internacionais, como o da Champions League, para a produção dos "canecos" do estadual deste ano.

A paixão de Paulo pelo artesanato não é recente, como ele mesmo conta. "Até 2002 eu trabalhava com artesanato em madeira e apitava jogos em Mato Grosso do Sul. O preço dos troféus era exorbitante e vi, ali, um nicho para trabalhar e fazer artesanatos confeccionando troféus. Aprimoro essa técnica até hoje, através de fundição, repuxo, alumínio e banho metalizado", afirma.

O trabalho de Paulo, que começou com torneios amadores, chamou a atenção da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), que o contratou para a confecção dos troféus. Segundo ele, já é o quinto ano consecutivo que o artesão produz as taças de todas as competições organizadas pela FFMS.

Para o campeonato de 2021, Salmázio conta que se inspirou na tendência das taças internacionais. "Eles possuem troféus com taça longa e boca aberta. Esse foi feito mais ou menos inspirado na Champions League, mas coloquei alças laterais, como uma asa aberta e também na frente ela é feita com jato de areia. Ela foi produzida praticamente toda em Campo Grande", explica o artesão.

Perguntado sobre quem levará para casa esse troféu no campeonato estadual de 2021, Salmázio diz que, por ele ser ex-árbitro e o filho, Paulo Henrique de Melo Salmazio, também ser profissional do apito, não há torcida para clubes, apenas para arbitragem. Mas ele arrisca um palpite. "Acredito que o interior, com investimento mais alto, deve ser campeão", finaliza.

O Costa Rica é o time que está mais próximo de conquistar o troféu produzido por Paulo, líder do hexagonal final, com 5 pontos de vantagem para os adversários Operário e Dourados. Uma vitória nesta quinta-feira (20), diante do Comercial, garante o primeiro título sul-mato-grossense da história do clube, fundado em 2004.

Fonte - G E

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.