Buscar

27/11/2016 às 18:00, Atualizado em 27/11/2016 às 12:42

Estudo mostra que temperatura em MS pode aumentar até 5,8°C daqui 25 anos

Tempo também pode ficar mais seco.

As cidades de Mato Grosso do Sul poderão ficar mais quentes e secos daqui a 25 anos. A temperatura poderá subir de 4,8°C a 5,8°C, sendo a porção norte do Estado a mais afetada. Além de mais quente, os 79 municípios também poderão ficar mais secos, segundo as projeções feitas para o período de 2041 a 2070.

A conclusão é do Projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O estudo é feito em seis estados brasileiros: Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Maranhão e Amazonas, e, será apresentado na próxima quarta-feira (30), em Campo Grande.

A apresentação dos resultados do projeto no Estado será feita pela pesquisadora da Fiocruz, Isabela Brito. Durante a apresentação, a consultora da organização não governamental Ecoa, Vanessa Spacki, destacará os eventos climáticos extremos no Pantanal e seus efeitos sobre as populações vulneráveis.

A programação também contará com a fala do coordenador estadual de vigilância em Saúde Ambiental, Karyston Adriel, além do professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Widinei Fernandes, que abordará a emissão de gases de efeito estufa no estado e os impactos no clima.

O objetivo do estudo é subsidiar a implementação do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima, sob a responsabilidade do Governo Federal, e orientar as políticas dos governos estaduais visando a proteção da população em seus territórios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.