Buscar

02/11/2020 às 15:00, Atualizado em 02/11/2020 às 11:35

Estudantes têm 10 dias para pedir isenção na taxa do vestibular da UFMS

Taxa de inscrição é de R$ 120

Estudantes que não têm condições de pagar a taxa de inscrição do vestibular e do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) devem ficar atentos, pois há poucos dias para pedir isenção. Vestibulandos têm somente 10 dias para fazer a solicitação. A UFMS está com inscrições abertas no vestibular e no Passe para a 1ª, 2ª e 3ª etapa.

As inscrições ficam abertas até o dia 14 de janeiro. Vale lembrar que estas são as únicas maneiras de ingressar na universidade no primeiro semestre do ano que vem, já que o ingresso pelo Sisu (Sistema Único de Seleção) foi suspenso.

Segundo a universidade, neste ano são oferecidas 5.276 vagas para 114 cursos. Destes, dois são novidade: o curso Educação e Processos do Trabalho: Alimentação Escolar – Tecnológico, na modalidade a distância; e o curso de Direito do Campus de Coxim, desenvolvido na modalidade presencial.

As inscrições serão realizadas no site da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e à Cultura) e a taxa de inscrição é R$ 120. Para quem precisa solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, o prazo para o pedido é até 11 de novembro. Os candidatos podem optar por fazer a prova em Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã ou Três Lagoas.

Vestibular ou o Passe?

O vestibular é voltado a candidatos que concluíram ou irão concluir o Ensino Médio até a data prevista para matrícula na universidade, porém é possível participar na categoria “treineiro”. A prova será composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação, programada para que seja aplicada em 29 de janeiro de 2021. A Universidade informa que, em razão da pandemia do coronavírus, a prova poderá ser suspensa e reagendada para data futura.

Já o Passe é voltado para candidatos que ainda estão no Ensino Médio e desejam ingressar na UFMS de forma seriada, por meio de avaliações realizadas ao final de cada ano letivo, com conteúdos específicos daquele período. O processo seletivo é composto por três etapas e a escolha do curso só ocorre na última.

A primeira etapa é direcionada aos alunos que irão concluir o 1º ano do ensino médio em 2020, a segunda etapa é direcionada para alunos que irão concluir o 2º ano do ensino médio e a terceira etapa é direcionada para alunos que irão concluir o 3º ano do ensino médio. É possível se inscrever para as provas mesmo que o candidato não tenha realizado a avaliação anterior, porém as etapas não realizadas receberão nota zero.

As provas são compostas por 60 questões objetivas de múltipla escolha e, na terceira etapa, uma redação. A previsão é que as três avaliações sejam aplicadas em 5 de fevereiro de 2021.

Confira os editais: Vestibular, Passe 1ª Etapa, Passe 2ª Etapa e Passe 3ª Etapa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.