Publicado em 26/03/2020 às 15:06, Atualizado em 26/03/2020 às 14:09

Estudantes de MS disputam prêmio em Feira de Ciências e Engenharia

Segundo a diretora da escola, Sibele Garcia e Silva, esse projeto é extremamente importante para os estudantes.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Em razão da pandemia do novo coronavírus, projetos de 750 estudantes estão sendo avaliados por meio de vídeos ao vivo, mas a distância, para o Prêmio Febrace 2020 (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). Entre os concorrentes estão os alunos das escolas Sesi de Dourados e de Aparecida do Taboado, um concorrendo com um suporte para autonomia de cadeirantes e um repelente contra carunchos em embalagens alimentícias, respectivamente.

Pela Escola do Sesi de Dourados, foi apresentado o “Projeto Suporte para Autonomia de Cadeirantes”, trata-se de um carrinho adaptável para cadeiras de rodas que auxilia cadeirantes em supermercados, com o objetivo de contribuir para a sua maior autonomia e inclusão na sociedade.

Segundo a diretora da escola, Sibele Garcia e Silva, esse projeto é extremamente importante para os estudantes. “Eles representam a nossa escola. Podemos dizer que eles são jovens cientistas, que desenvolveram o projeto que vai melhorar a vida de outras pessoas”, pontuou.

Para os alunos, participar da premiação é uma experiência enriquecedora nos âmbitos intelectual e cognitivo. “A apresentação traz uma experiência de conversar com pessoas que você nunca viu e explicar para eles a importância do seu projeto. Creio que me ajudará muito no futuro a ganhar essa facilidade de comunicação”, disse o estudante Lucas Cano.

O orientador comenta que participar de projetos extracurriculares possibilita o desenvolvimento dos estudantes. “Estamos conseguindo divulgar esse projeto, que traz o protagonismo dos alunos e uma nova abordagem do professor. Participar da Febrace concretiza esse trabalho e temos que expandir cada vez mais para nossa realidade”, disse o professor Diego da Silva.

Trata-se de um repelente para evitar a proliferação dos carunchos dentro de embalagens alimentícias, sendo que o projeto testou a eficiência do extrato concentrado dos frutos de noni (Morinda citrifolia) como agente repelente a esses insetos. O estudante Diego Soares ressalta o aprendizado envolvido na produção do projeto, além do conhecimento científico compartilhado.

“A importância do nosso projeto se dá a partir de que nós comprovamos que o extrato da Morinda citrifolia é repelente ao Sitophilus zeamais e que a sua aplicação em embalagens alimentícias é eficiente e importante, e futuramente ela poderá ser aplicada em embalagem plástica também”, declarou o estudante.

O professor Vinícius Machado explica que em 2017 foi lançado o desafio de criar um time de iniciação científica na Escola do Sesi de Aparecida Taboado e, desde então, tem sido um período de muito esforço e dedicação, mas acima de tudo de muitas alegrias e satisfação.

“Pelo segundo ano consecutivo somos finalistas de uma das maiores feiras de iniciação científica do Brasil, a Febrace. Para este ano, temos um projeto com uma proposta simples e grandiosa, que é utilizar o noni como repelente aos carunchos. Estou muito orgulhoso dos meus orientandos que se dedicaram para chegar até aqui, foi um trabalho árduo, mas valeu a pena, estamos confiantes que iremos nos destacar neste grande evento”, pontuou o professor.