Buscar

09/12/2016 às 20:00, Atualizado em 09/12/2016 às 21:37

Estudante de Nova Andradina vai representar o MS no Parlamento Juvenil do Mercosul

O evento, organizado pelo Ministério da Educação, busca promover discussões entre os jovens para adoção de políticas educativas.

Cb image default
Divulgação

Franco William dos Santos Souza é aluno da Escola Estadual Luiz Soares Andrade. Aluno vai representar o estado no dia 12 de dezembro em Brasília.

Com o projeto “Os Jovens e o Mercado de Trabalho: preparando os estudantes para a vida fora da escola”, o aluno Franco William dos Santos Souza foi selecionado para participar, no dia 12 de dezembro em Brasília (DF), do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM).

O evento, organizado pelo Ministério da Educação, busca promover discussões entre os jovens para adoção de políticas educativas afim de promover uma cidadania regional aos direitos humanos, entre outros. O Parlamento Juvenil do Mercosul ocorre a cada dois anos e um aluno - do ensino médio - de cada estado brasileiro é escolhido para participar do parlamento com representantes do Mercosul.

Sob orientação da professora, Juliana Marques de Matos Amorim, o projeto em questão visa preparar os jovens para a vida após o término do Ensino Médio, uma vez que a maioria deles se vê, de certa forma, desamparada após esse período. “A vida adulta traz responsabilidades no que se refere a trabalho e questões financeiras, e mesmo a vida universitária traz tais responsabilidades, e nem todos os estudantes podem arcar com esses custos; o Ensino Médio pode prepará-los para a teoria, mas eles saem preparados para encarar a realidade? E se a família não puder ajudá-los?”, são algumas perguntas que embasam o projeto do aluno.

Segundo Franco William, “a proposta é que nós, jovens, possamos ser autônomos e independentes, sem que isso prejudique a continuidade dos estudos e a vida acadêmica, que possamos nos sustentar enquanto nos graduamos”, frisa o aluno.

Além do evento, Franco participará de um curso de formação para participar do parlamento com representantes do país e demais países que integram o Mercosul.

Parlamento Juvenil do Mercosul

O jovem eleito participará ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.

O Parlamento Juvenil do Mercosul busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Glaucia Copede Piovesan

Assessoria Simted Nova Andradina

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.