Publicado em 17/08/2025 às 08:00, Atualizado em 16/08/2025 às 17:49
Na última quinta-feira, os alunos da Escola Luís Cláudio Josué participaram de duas importantes palestras voltadas à conscientização e à prevenção da violência.
A primeira atividade foi conduzida pelo Sargento Oliveira e pelo Subtenente Kleber, dentro do PROMUSE – Programa Mulher Segura (MS). Os militares abordaram temas relacionados à orientação de conduta no ambiente escolar e à violência doméstica, trazendo informações fundamentais para a formação cidadã dos estudantes.
Já os alunos do 9º ano receberam uma palestra especial dentro do programa Maria da Penha Vai à Escola, ministrada pela coordenadora do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), Arlete Matos. A iniciativa integra a campanha Agosto Lilás – #TodasPorElas, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade pelo fim do feminicídio.
O encontro buscou alertar os adolescentes sobre os riscos e sinais da violência doméstica, além de fornecer orientações sobre como identificar abusos, denunciar agressões e evitar situações de vulnerabilidade em relacionamentos.
A palestra foi tão significativa que a maioria dos alunos interagiu ativamente, respondendo aos questionamentos dos palestrantes e demonstrando grande interesse pelo tema. Nossos estudantes saíram mais conscientes e informados, adquirindo conhecimentos que certamente contribuirão para sua formação pessoal e cidadã.
A gestão escolar agradece a presença dos palestrantes e reforça que ações como essa são fundamentais para reduzir os alarmantes índices de feminicídio em nosso estado e em todo o Brasil, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e segura para todos.
Vale destacar que a Câmara Municipal de Nova Andradina, junto com o prefeito Dr. Leandro Fedossi, tem se mostrado empenhada em garantir o cumprimento das leis e no fortalecimento de medidas rigorosas para que agressores e assassinos sejam punidos com a devida severidade. Nesse contexto, as vereadoras Márcia Lobo e Gabriela Delgado exercem papel de destaque à frente da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal, desenvolvendo projetos em parceria com o Executivo para combater a violência contra as mulheres em Nova Andradina e no distrito de Nova Casa Verde.
📞 Canais de denúncia
Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher (funciona 24h, ligação gratuita e sigilosa).
Ligue 190 – Polícia Militar, em casos de emergência.
Disque 100 – Direitos Humanos (denúncia anônima e gratuita).
Denunciar é um ato de coragem e pode salvar vidas.
Com informações da Escola