Buscar

16/11/2025 às 06:32, Atualizado em 15/11/2025 às 11:51

Escola Luis Cláudio Josué conquista dois prêmios na Fecinova

A premiação ocorreu no dia 14 de novembro de 2025, no Centro de Eventos

Cb image default
Divulgação

A Escola Municipal Luis Cláudio Josué marcou presença, mais uma vez, na Feira de Ciências e Tecnologias – FECINOVA. Neste ano, foram apresentados dois projetos: INTCAL 2.0 – Calculadora Sustentável de Números Inteiros e uma maquete sobre Energia Eólica – Uma Alternativa de Energia Limpa.

As apresentações ocorreram nos dias 11 e 12 de novembro de 2025, no campus do Instituto Federal de Nova Andradina. O projeto INTCALC, já apresentado no ano anterior, recebeu um upgrade significativo: a calculadora passou a contar com um display 128x64, permitindo trabalhar gráficos e formas geométricas, além de incorporar elementos de gamificação. O projeto foi desenvolvido pelos alunos Amarildo Oliveira da Silva Junior e Lucas Viegas de Oliveira, sob orientação do professor Tiago Lima Fantinatti e coorientação do professor Amarildo Oliveira da Silva.

Já a maquete sobre energia eólica, que representou uma cidade e uma fazenda, demonstrou de forma clara e criativa o funcionamento da geração de energia a partir do vento. Os protagonistas do projeto foram Bryan de Souza Pinheiro, Maria Letícia Urbano Silva, Thalisson Eduardo Talaska dos Santos e Sofia Helloise da Silva Santos, sob orientação do professor Tiago Lima Fantinatti.

Além de estimular o protagonismo estudantil, a participação na feira fortaleceu os vínculos entre escola, famílias e comunidade, reforçando que a educação é um instrumento essencial para a construção de um futuro mais sustentável, consciente e tecnológico.

A premiação ocorreu no dia 14 de novembro de 2025, no Centro de Eventos Silvio Ubaldino de Sousa, onde os dois projetos foram vencedores na categoria Criatividade e Inovação.

Segundo os diretores Ricardo Aparecido da Paixão e Ana Lucia de Souza, “A educação não é gasto, é investimento. Por isso, estamos sempre dispostos a apoiar e buscar recursos para que nossos jovens cientistas possam desenvolver seus projetos. O principal objetivo da educação é formar pessoas capazes de criar coisas novas e quem sabe transformar a humanidade.”

Com informações da assessoria da Escola

Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.