Publicado em 27/04/2025 às 15:00, Atualizado em 27/04/2025 às 12:40
A data, foi estendida até o dia 2 de maio.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), prorrogou o prazo para solicitação da isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
A data, que se encerraria na sexta-feira (25), foi estendida até o dia 2 de maio.
A mudança também vale para as justificativas de ausência no Enem 2024. Já os períodos de recursos e a divulgação dos resultados referentes à isenção e às justificativas seguem mantidos, conforme o calendário inicial.
Segundo o novo cronograma, o prazo para solicitação de isenção da taxa e envio da justificativa de ausência vai até o dia 2 de maio. O resultado das solicitações será divulgado no dia 12 de maio. O período de recursos será de 12 a 16 de maio, com a divulgação dos resultados finais prevista para o dia 22 do mesmo mês.
Mesmo com a isenção confirmada, os estudantes deverão realizar a inscrição no Enem dentro do prazo que ainda será divulgado pelo MEC. A solicitação de isenção deve ser feita pela Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br.
Terão direito à gratuidade estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025, participantes do programa Pé-de-Meia, quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular, além de inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que tenham renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo.
Quem não compareceu aos dois dias de prova do Enem 2024 e deseja participar gratuitamente da edição de 2025 precisa justificar a ausência.
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação que mede o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e, ao longo dos anos, tornou-se a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. As notas do Enem são utilizadas em processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), além de servirem de critério para acesso a financiamentos e bolsas, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além do território nacional, os resultados do Enem também podem ser utilizados para ingresso em instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior em Portugal.