Buscar

20/12/2016 às 17:29, Atualizado em 20/12/2016 às 17:17

Em tempo de festas e férias, veja dicas de bombeiros para evitar acidentes

Período tem grande número de acidentes tanto em casa quando fora.

Cb image default
Divulgação

Nesta época de altas temperaturas associadas ao período de festas e férias, aumenta número de visitas em clubes e balneários do Mato Grosso do Sul. Também é grande o número de pessoas em casa. Mas, além da diversão, é necessário garantir a segurança a fim de evitar afogamentos, por exemplo. Para isso, o Corpo de Bombeiros faz alerta.

De acordo acordo com a tenente Janaíne Santana, em piscinas ou rios, é preciso atenção especialmente com crianças. “Pessoas que não souberem nadar não devem entrar na água. Evitar também locais profundos e correntezas de águas. Nunca deixar crianças sozinhas. Elas sempre devem ser acompanhadas por um adulto”, explica.

Já o oficial Alex Fernandes alerta sobre a importância de ser ter consciência sobre habilidades pessoais dentro d’água. “A principal orientação, caso seja necessário socorrer alguém que esteja passando por situação de afogamento, é que não entre na água se não souber nadar”, enfatiza.

De acordo com o militar, existem objetos flutuantes que podem ser utilizados para ajudar a vítima enquanto socorristas não chegam, como mangueira, bola ou pedaço de madeira.

O tenente também lembra sobre cuidados que se deve ter em casa, como retirar todos os plugues das tomadas, deixando apenas o indispensável – geladeiras e freezeres, por exemplo. “Não esquecer de fechar as válvulas de gás. Certificar que trancou todas as portar e janelas, acionou o alarme. Dessa forma, evita-se surpresa desagradáveis ao retornar das férias. Avisar um vizinho que está saindo e o tempo que vai permanecer fora também é interessante”, indico Alex.

Orientações e chamadas para ocorrências devem ser feitas pelo número 193.

Com informações do Correio do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.