Publicado em 28/07/2022 às 14:04, Atualizado em 28/07/2022 às 15:15

Em Nova Casa Verde, atendimento de urgência e emergência será realizado apenas pelo Corpo de Bombeiros Militar

Secretaria de Saúde e Corpo de Bombeiros: unindo forças pela saúde e bem-estar da população

Redação,
Cb image default
Divulgação

Após reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde e o 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Nova Andradina realizada na manhã desta quarta-feira (27) ficou acordado que as ocorrências de urgência e emergência no distrito de Nova Casa Verde serão atendidas exclusivamente pela unidade do Corpo de Bombeiros da localidade, inclusive nos finais de semana.

Caso haja necessidade de solicitar atendimento de uma ambulância, o pedido dever ser feito por qualquer pessoa em ligação gratuita para o número 193 – Corpo de Bombeiros. A equipe será responsável pela triagem e socorro dos pacientes, verificando o quadro clínico e necessidade de atendimento hospitalar. A medida visa otimizar e centralizar os serviços prestados à população.

Já os pacientes que necessitam de atendimento ambulatorial ou consultas de rotina devem procurar a unidade de saúde, ESF Nova Casa Verde, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Passar trote aos serviços de emergência é crime

Passar trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal e, quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº 340 do Código Penal por falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.

Em Nova Casa Verde, as autoridades alertam para uma forma de trote que vem ocorrendo com frequência e é considerada crime.

A Secretaria de Saúde vem se deparando com situações em que o solicitante liga, informando uma ocorrência de alta gravidade e quando a equipe chega ao local a situação é de baixa gravidade, podendo ter sido atendido por uma viatura básica ou até mesmo ter sito orientado por telefone não havendo a necessidade de deslocamento de alguma ambulância para o atendimento.

Em outros casos, o paciente alega um problema de saúde para se deslocar até o Hospital Regional e quando chega à unidade hospitalar, não permanece lá, vai na verdade visitar parentes e amigos.

Se for constatado a falsa ocorrência ou trote, o paciente poderá responder criminalmente.