Buscar

31/07/2022 às 13:32, Atualizado em 31/07/2022 às 14:34

Em MS, cresce o número de pais que abandonaram suas crianças

Entre janeiro e julho deste ano, foram registrados 1.727 pais ausentes com leve aumento em relação ao período do ano passado

Em meio a proximidade de uma das datas mais especiais do ano, o Dia dos Pais, o número de abandono paternal - mas envolvendo também o maternal, cresceu levemente em relação ao ano passado e isso em um período de apenas sete meses em Mato Grosso do Sul.

De acordo com dados extraídos do Portal da Transparência, os números apresentados colocam 24.543 nascimentos até o momento no estado com um número de 1.727 pais ausentes.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, houveram 26.034 nascimentos e 1.643 crianças foram abandonadas ou tiveram seus pais ausentes desde então. Em números gerais, a diferença é pouca: 84, mas remete ao crescimento do abandono.

Trazendo um recorte para Campo Grande, houve 8.232 nascimentos e 544 pais ausentes desde então. O número tem crescido consideravelmente em algumas regiões, conforme os dados.

A consequência da ausência dos pais não só apenas deixa um vazio na criança, mas também traz a carência emocional, mas esses não seriam o único problema que poderia ser desencadeado nas crianças que crescem sem os pais do seu lado.

Baixa autoestima, ansiedade, insegurança, desnutrição e até problemas de obesidade, conforme o blog Leiturinha, dedicado a crianças.

O abandono familiar ainda pode causar sérios danos a criança e estendendo a problemas mais grave como a depressão. A criança que tem seu afeto negligenciado é obrigada a passar por situações de stress, e como ela ainda não está preparada para lidar com isso, seu desenvolvimento é alterado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.