Publicado em 07/04/2021 às 16:00, Atualizado em 07/04/2021 às 12:37

Em momento crítico da pandemia, Governo fortalece ações de incentivo à produção de alimentos

Recentemente esse apoio chegou ao Distrito de Anhanduí após um pedido da administração de Campo Grande e da subprefeitura local.

Redação,
Cb image default
Foto - Edemir Rodrigues

A produção de alimentos, seja para consumo próprio ou para o comércio se tornou uma opção para enfrentar a crise do coronavírus que há mais de um ano impõe dificuldades na vida do sul-mato-grossense.

Diante do cenário crítico da pandemia o Governo do Estado por meio da Semagro, através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) tem desenvolvido ações que visam fortalecer o incentivo aos pequenos produtores.

Fruto de parceria com o município de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (Sedesc) o Hortas Urbanas oferece suporte técnico, doação de adubo orgânico e quando o projeto está no início, recebe as primeiras mudas.

Recentemente esse apoio chegou ao Distrito de Anhanduí após um pedido da administração de Campo Grande e da subprefeitura local. A agência disponibilizou 10 toneladas de composto para os horticultores da região.

Por meio de trabalho integrado, os produtores do distrito também vão receber orientação sobre as melhores variedades para cultivo, época de plantio, manejo de água e tratos culturais como, adubação, rega e controle de pragas.

Outra iniciativa da Agraer, voltada ao apoio da produção nos assentamentos, tem sido fundamental para a agricultura familiar em Jaraguari. No lote 129 do Assentamento Estrela, Irene Rodrigues tem como carro chefe a produção de alface onde trabalha com duas filhas e genro.

Ela relata que no tempo que trabalhou “sozinha” o desanimo bateu diversas vezes, mas que receber o apoio do poder público, especialmente nesse período de pandemia, traz esperança de dias melhores. “Trouxe alento, ânimo. É como se ouvisse em palavras: vá em frente. Estamos aqui para te apoiar”, define Irene.

Diretor executivo da Agraer, Fernando Nascimento destaca a atuação da agência nesse crítico. “A produção de alimentos é essencial para reduzirmos dificuldades que milhares de desempregados estão submetidos, por isso todo pedaço de terra disponível deve ser aproveitado para cultivo e produção de alimentos. Além de ser uma alternativa interessante de geração de renda”.

Pequenos produtores que tenham interesse em receber esse suporte, com orientações de como plantar corretamente, escolha de cultura, e até mesmo sobre comercializar sua produção, devem procurar o escritório da Agraer para se cadastrar e estreitar relacionamento com um técnico da agência que dará esse direcionamento.