Publicado em 28/11/2019 às 14:00, Atualizado em 28/11/2019 às 15:01

Em ano marcado por feriados, alunos do Estado terão 30 dias de folga

O único mês sem pausas será março, demais têm pelo menos um dia de descanso.

Redação,
Cb image default
Foto - reprodução Correio do Estado

A Secretaria Estadual de Educação (SED) divulgou nesta quinta-feira (28) o calendário escolar de 2020. O ano que vem será marcado por feriados e os alunos terão 30 dias de folga no decorrer dos meses levando em consideração os feriados, as respectivas emendas e as férias de julho. O único mês sem nenhuma pausa será março.

No caso dos professores, os dias 3 e 4 de fevereiro estão marcados como letivos. Entre os dias 5 e 26 o cronograma aponta como datas “não trabalhadas”. O primeiro bimestre, por sua vez, começa oficialmente no dia 27 com a Jornada Pedagógica.

Os educadores terão ainda que ir na escola em 17 sábados ao longo do ano para conselhos de classe, jornadas, dias letivos, reuniões e formações continuadas organizadas pela SED.

Quem passar de ano sai de férias no dia 15 de dezembro, mas quem ficar de exame volta à sala de aula junto com os professores até o dia 18 de dezembro, ou seja, apenas uma semana antes do Natal. Em julho, o recesso vai do dia 17 ao dia 31.

FOLGAS

No ano que vem, feriados nacionais que caem em datas que possibilitam a emenda, os chamados feriados prolongados, serão o dobro dos feriadões deste ano, totalizando nove.

Em Mato Grosso do Sul e Campo Grande, os feriados locais serão ou no meio da semana ou fim de semana, não possibilitando ampliação dos dias de folga. Criação de Mato Grosso do Sul, comemorado em 11 de outubro, caíra em um domingo. Na Capital, aniversário da cidade, em 26 de agosto, será em uma quarta-feira e feriado do Padroeiro da Cidade, Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, caíra em um sábado.

Lista oficial de feriados nacionais ainda não foi divulgada pelo Ministério da Economia. No entanto, levando em conta os feriados e pontos facultativos que constam no calendário oficial, já é possível vislumbrar os feriadões que vão cair nas segundas, terças, quintas ou sextas-feiras.

O número maior de folga estendida é explicado pelo fato de 2020 ser ano bissexto, com 366 dias, o que faz com que feriados que caíram aos fins de semana neste ano, ocorram na segunda ou terça-feira no ano que vem.

Além dos feriados, há os pontos facultativos, onde a folga depende de cada empresa privada, enquanto os servidores públicos não trabalham. É o caso do Carnaval e Corpus Christi, por exemplo.

Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que prevê antecipar para segunda-feira os feriados que caírem nos demais dias da semana, com exceção dos que ocorrem nos sábados e domingos e de algumas datas especiais. A proposta foi aprovada em uma comissão do Senado em junho e seguiu pela Câmara.

Pela proposta, pelo menos três feriados seriam antecipados para segunda quando caíssem durante os dias úteis da semana: Tiradentes (21 de abril), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro).

Confira abaixo os feriados nacionais prolongados e o dia em que eles vão cair em 2020:

Carnaval: 24 a 26 de fevereiro (segunda a quarta-feira)

Sexta-feira Santa: 10 de abril (sexta-feira)

Tiradentes: 21 de abril (terça-feira)

Dia do Trabalho: 1º de maio (sexta-feira)

Corpus Christi: 11 de junho (quinta-feira)

Independência do Brasil: 7 de setembro (segunda-feira)

Dia de Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (segunda-feira)

Finados: 2 de novembro (segunda-feira)

Natal: 25 de dezembro (sexta-feira).

Com informações do Correio do Estado