Publicado em 04/05/2018 às 13:00, Atualizado em 04/05/2018 às 14:11

Eleições 2018 terão 30 mil urnas com voto impresso

Essas urnas serão repartidas entre os Estados e o Distrito Federal de forma proporcional ao eleitorado de cada unidade da federação.

Redação,
Cb image default
Foto: Reprodução

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) definiu nesta quinta-feira (3) as regras para a distribuição pelo país das 30 mil urnas eletrônicas com voto impresso que serão utilizadas nas eleições de outubro. O número representa 5% de todas as urnas que estão disponíveis para votação no dia 7 de outubro.

Essas urnas serão repartidas entre os Estados e o Distrito Federal de forma proporcional ao eleitorado de cada unidade da federação. Das 30 mil urnas com impressora, 23 mil serão distribuídas entre os locais de votação e 7.000 serão utilizadas como reserva técnica, caso algum equipamento apresente defeito.

A adoção do voto impresso foi determinada pela reforma eleitoral aprovada no Congresso Nacional em 2015. O TSE decidiu fazer uma implementação gradual da impressão, e este ano 5% das 600 mil urnas terão o voto impresso.

A PGR (Procuradoria-Geral da República) apresentou uma ação ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a obrigação da impressão do voto, afirmando que a medida representa um "retrocesso para o processo eleitoral", amplia a possibilidade de fraudes e ameaça o sigilo do voto.

Caberá à Justiça Eleitoral de cada estado definir os locais que receberão o voto impresso. O estado do MS terá 302 novas urnas. Ao todo serão 23.000 no Brasil.

Com informações do UOL.