Publicado em 23/12/2020 às 09:04, Atualizado em 23/12/2020 às 10:17

EJA na modalidade EAD será realidade em dois polos da Rede Estadual em 2021

Na modalidade EaD são ofertadas vagas para os estudantes interessados em realizar as etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Com matrículas abertas até o dia 06 de janeiro, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) passa a contar com a oferta de vagas também na modalidade de Educação a Distância (EAD), em 2021. A alternativa vem de encontro com o trabalho já realizado pelo Governo de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), visando a qualidade e a equidade na educação dos cidadãos de todo o Estado.

Na modalidade EaD são ofertadas vagas para os estudantes interessados em realizar as etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. “Se trata de uma alternativa a um conjunto de necessidades educacionais presentes na sociedade contemporânea, tais como a distorção idade/ano, demandas educativas de populações afastadas dos centros urbanos ou outras impossibilidades de acesso aos recursos educacionais”, relata o assessor pedagógico da Coordenadoria de Correção de Fluxo, Jean Carlos Cordoval.

Como se matricular

Ofertado nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja), localizados em Campo Grande e Dourados, o curso é voltado para estudantes com idade mínima de 18 anos e a matrícula deve ser feita diretamente pelo site da Central de Matrículas da Rede Estadual de Ensino (www.matriculadigital.ms.gov.br) até o dia 06 de janeiro de 2021.

Foco na EaD

No Atendimento a distância, os estudantes contarão com material didático disponível para consulta, atividades de fixação, jogos, vídeos e links, chats e fórum. Vale salientar que o acesso aos conteúdos propostos e o desenvolvimento das atividades disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle), corresponde a 80% da carga horária total prevista para cada unidade de ensino.

O curso também contará com parte do atendimento realizado de modo presencial (para aplicação das avaliações escritas), que é obrigatório ao estudante e correspondente a 20% da carga horária total prevista para cada unidade de ensino.

Além disso, existe a possibilidade do Atendimentos Coletivo, que fica disponível de forma facultativa, ministrado de acordo com o cronograma estabelecido pelos Centros. Os encontros podem ser realizados na forma de seminários, simpósios, entre outros.

Por fim, o atendimento também poderá ser feito de forma personalizada, feito em cabines distribuídas em locais específicos nos Centros, de modo a oportunizar ao estudante sanar suas dúvidas, aprofundar seus conhecimentos, suprir deficiências de aprendizagem, por meio de estudo orientado e desenvolvimento de atividades que poderão ser escritas, pesquisas em biblioteca, sala de tecnologia, dentre outras.