Buscar

08/02/2021 às 10:52, Atualizado em 08/02/2021 às 14:53

É golpe: novo ataque usa agendamento de vacina contra covid-19 para clonar celulares em MS

Ministério da Saúde alertou que não telefona nem pede confirmação de dados para agendar vacina

Os golpistas têm usado novas estratégias para clonar celulares em Mato Grosso do Sul. Desta vez, os criminosos têm usado a vacina contra o coronavírus como um atrativo para enganar os usuários nas redes sociais.

O golpe tem sido aplicado principalmente via WhatsApp, quando o criminoso envia uma mensagem para o usuário informando sobre a vacinação contra o coronavírus. O golpista se apresenta como um representante do Ministério da Saúde e oferece ao usuário o agendamento para a vacinação.

Com a justificativa de agendamento de vacinação, o criminoso pede o código de ativação enviado por SMS, esse número dá acesso ao aplicativo e assim ele consegue clonar o WhatsApp da vítima. Diante do novo golpe, o Ministério da Saúde já alertou para o novo golpe. “O Ministério da Saúde não telefona para marcar vacinação e jamais pede este tipo de confirmação de dados”.

É importante alertar que o código de ativação do WhatsApp enviado por SMS não deve ser compartilhado com outras pessoas. Com ele, o golpista pode clonar a conta e utilizar os contatos da vítima para praticar crimes. Uma dica é ativar a verificação do WhatsApp em duas etapas, o que irá dificultar os golpes.

Com informações do Midiamax

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.