Buscar

21/09/2020 às 17:00, Atualizado em 21/09/2020 às 13:06

Dono de fazenda e réu por corrupção é investigado por incêndios no Pantanal

A defesa nega, mas satélites da Nasa e do Inpe mostram que os primeiros focos de incêndio começaram em sua fazenda

As queimadas no Pantanal podem ser resultado principalmente da intervenção humana. É o que uma investigação da Polícia Federal busca descobrir. As informações são do G1.

Conforme reportagem do Fantástico, com a ajuda de imagens de satélite, os agentes identificaram o início de alguns focos de incêndios. A principal suspeita é de que, nos casos investigados, a ação tenha sido criminosa.

A investigação começou com a análise de imagens de satélites da Nasa. Imagens do dia 30 de junho e início de agosto focos de incêndio foram flagrados em quatro fazendas. O fogo aparentemente iniciou nas fazendas e se espalhou pela vegetação e reservas.

A PF também verificou imagens do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e as imagens bateram.

Uma das quatro fazendas investigadas pela Polícia Federal se chama Bonsucesso. O dono da Bonsucesso é o pecuarista Ivanildo Miranda. Ele é acusado de participar de escândalos recentes em Mato Grosso do Sul e aceitou fazer delação premiada. Ivanildo é réu em um processo de corrupção envolvendo políticos e empresários. O advogado dele, Newley Amarilla, falou sobre a investigação dos incêndios no Pantanal: “O senhor Ivanildo, meu cliente, não ateou fogo, nem mandou atear fogo em lugar nenhum”. O advogado não sabe dizer como o fogo começou: “Queimou cerca de 500 a 700 hectares. Não é possível até agora medir, embora o fogo já tenha sido extinto”.

Esta semana, policiais cumpriram mandados de busca e apreensão nas fazendas. O inquérito ainda está em andamento. A pena pode chegar a mais de 15 anos de prisão por danos ao Pantanal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.