Publicado em 28/07/2022 às 09:30, Atualizado em 27/07/2022 às 22:26

Detran suspendeu mais de 33 mil habilitações desde 2020 em MS

De acordo com o departamento são mais de 15 mil suspensões somente neste ano

Redação,

O Departamento de Trânsito (Detran-MS) suspendeu mais de 33,4 mil habilitações em menos de três anos em Mato Grosso do Sul . Segundo o departamento, os números de habilitações recolhidas no estado escalam desde 2020, ano com 4.569 suspensões, menor registro em três anos.

Segundo a pasta, o número de CNH’s recolhidas no ano passado foi de 13.052, aumento de 185% entre os anos. Neste ano, o Detran-MS informou ao Correio do Estado que o departamento recolheu (até este mês) 15.840 habilitações, acréscimo de 21% em relação ao ano passado. Em média, 2.260 habilitações são suspensas todo mês em MS.

Além das habilitações já recolhidas pelo Detran-MS, anteriormente a pasta informou que o número de processos de suspensão abertos em Mato Grosso do Sul neste ano ultrapassam de 12,3 mil habilitações. De acordo com o departamento, foram 17,2 mil ocorrências ao longo do último ano.

Em um comparativo médio entre os períodos, além das suspensões já concretizadas, o número de processos de suspensão abertos é de 1.640 condutores por mês. No último ano, o número de processos foi de 1.435 condutores/mês, segundo o departamento.

Infrações

Segundo o Detran-MS, são mais de 240 mil infrações em 2022, sendo 139 mil urbanas, 48 mil provocadas por radar, 10 mil infrações em lombadas eletrônicas e outras 15 mil por equipamento misto.

Suspensão

Conforme o departamento, o período de suspensão dos condutores varia entre dois a oito meses e pode ser estendido até em um ano e meio de suspensão em caso de reincidência do condutor. O Detran-MS considera o histórico do motorista para decidir o prazo de suspensão de cada motorista.

O condutor que cometer a infração, não tem a CNH suspensa de imediato, pois a legislação federal de trânsito estabelece o direito de defesa do motorista.

Após a infração, o Detran notifica o condutor sobre a abertura do processo administrativo de suspensão de sua habilitação e fornece prazo para que este apresente recurso de defesa junto à justiça de trânsito.

Caso o motorista não apresente defesa ou não tenha o recurso aceito pela legislação de trânsito, deverá comparecer à unidade do Detran na qual sua habilitação está registrada para entregar o documento e começar a cumprir o prazo de suspensão do direito de dirigir.

Com infrações do Correio do Estado