Publicado em 20/11/2017 às 07:00, Atualizado em 19/11/2017 às 19:48

Defesa Civil divulga orientações em caso de desastres naturais

Com a chegada das chuvas, Mato Grosso do Sul entra em um período crítico para desastres naturais .

Redação,
Cb image default
Em casos de alagamento ou inundação é preciso evitar permanecer nas águas sujas sob o risco de contrair doenças como leptospirose.Foto: Arquivo Nova Noticias

Com a chegada do período crítico para desastres naturais em Mato Grosso do Sul, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil destaca a importância de saber proceder preventivamente, para evitar prejuízos e danos à população.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Isaías Ferreira Bittencourt, é necessário conhecer os procedimentos antes, durante e depois dos desastres. Como não se pode evitar as ocorrências climáticas, as orientações são no sentido de reduzir os danos às comunidades envolvidas.

“Estamos tomando as providências necessárias para orientar e dar suporte aos municípios e cabe à comunidade saber como se prevenir de eventuais desastres”, alerta o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Isaías Ferreira Bittencourt.

Dicas de segurança

Em casos de alagamento ou inundação, deve-se desconectar aparelhos elétricos das tomadas, para prevenir curtos-circuitos ou choques elétricos. Também é preciso evitar permanecer nas águas sujas sob o risco de contrair doenças como leptospirose.

Já em situações de vendavais e tempestades, as orientações são baixar objetos cortantes; evitar usar o telefone; manter distância de cabos de energia; não se abrigar debaixo de árvores; não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas nem trilhos.

Para ocorrências de precipitação de granizo, deve-se procurar abrigo em locais resistentes e evitar se abrigar debaixo de árvores pois há risco de queda.

Em situações de emergência, deve-se procurar um local seguro e acionar os serviços de emergência: Defesa Civil 199 e Corpo de Bombeiros 193.