Buscar

08/02/2021 às 12:30, Atualizado em 08/02/2021 às 11:45

Decreto proíbe bailes e aglomerações nas ruas de MS durante o Carnaval

A proibição valerá entre os dias 12 e 17 deste mês; de acordo com o Governo, o objetivo é frear a disseminação da covid-19

Cb image default
Cena como esta, no Cordão da Valu em 2020, não será vista neste ano, se proibição for respeitada (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo) 

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou decreto, que foi publicado nesta segunda-feira (8), vetando bailes de Carnaval e aglomerações em ruas e calçadas. A proibição valerá entre os dias 12 e 17 deste mês.

Conforme a publicação, "determina-se, em todo o território de Mato Grosso do Sul, em razão da emergência de saúde pública ocasionada pela covid-19, a suspensão das atividades que possam acarretar aglomeração de pessoas, em espaços públicos ou privados de uso coletivo". Veja mais:

Ainda como forma de evitar que multidões tomem as ruas, o governo prorrogará o toque de recolher por mais 15 dias. O último decreto foi divulgado em 22 de janeiro no Diário Oficial do Estado e também estendia a medida por duas semanas, a contar de 25 de janeiro, quando acabaria o prazo estipulado na determinação anterior. A restrição de circular das 22h às 5h, em todas as cidades, está em vigor até amanhã, dia 9, prazo que, portanto, será renovado.

De acordo com o Governo de Mato Grosso do Sul, as iniciativas tem como objetivo evitar nova onda de contágio, que pode vir como consequência do relaxamento dos cuidados e isolamento durante a folga prolongada, e ainda colocar mais freio na disseminação da covid-19.

Ponto facultativo – Na semana passada, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, já havia adiantado ao Campo Grande News que mais restrições seriam impostas à população durante o Carnaval. Defensor da suspensão do ponto facultativo para os cerca de 47 mil servidores estaduais na ativa, como forma de evitar aglomerações durante o feriadão, o secretário disse respeitar a decisão do governador de manter a folga prolongada para o funcionalismo público.

O secretário afirma que além do COE (Centro de Operações de Emergências) ter entendido que o “cancelamento do feriadão” não surtiria o efeito esperado no que diz respeito a frear o contágio do novo coronavírus, o governador “confia nos servidores”.

Conforme calendário publicado no dia 18 de dezembro de 2020, servidores têm folga nos dias 15 e 16 de fevereiro, além do dia 17 até às 13h, em razão da Quarta-feira de Cinzas.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.