Publicado em 06/05/2025 às 08:01, Atualizado em 05/05/2025 às 21:54

De Nova Andradina para o mundo: jovens vão à maior feira científica do Planeta

Pesquisa sobre fungos em pastagens leva alunos sul-mato-grossenses à feira global nos EUA

Redação,
Cb image default
Foto - Divulgação

No próximo sábado (10), dois jovens talentos sul-mato-grossenses embarcam rumo a um dos maiores palcos da ciência estudantil mundial: a Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que será realizada entre os dias 10 e 16 de maio, em Columbus, Ohio (EUA). A feira é considerada a maior competição internacional de ciência e engenharia para estudantes do ensino médio.

Tailaine Gomes Felix de Lima, de 18 anos, e José Vitor Ferreira Balasso, de 17, são alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina, e estão entre os 13 estudantes brasileiros selecionados para o evento.

Eles conquistaram a vaga ao serem premiados na Mostratec-Liberato, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, realizada anualmente no Brasil e reconhecida como a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina.

O projeto dos estudantes, intitulado "Espectroscopia infravermelha por transformada de Fourier como ferramenta para identificação de fungos em pastagens no cerrado sul-mato-grossense", propõe uma abordagem inovadora e sustentável para o controle de pragas na agropecuária regional.

Utilizando a técnica FTIR-ATR, os alunos conseguiram identificar fungos entomopatogênicos, como os do gênero Metarhizium, diretamente em amostras de solo de uma área de 15,8 hectares no município de Nova Andradina.

Segundo a orientadora do trabalho, professora Grazieli Suszek, a pesquisa não apenas demonstra a eficácia da espectroscopia como ferramenta para análise rápida de organismos e da composição química do solo, como também reforça o potencial de práticas agrícolas mais sustentáveis, reduzindo a dependência de agroquímicos.

Com esta seleção, o Brasil marca presença mais uma vez na ISEF, mantendo uma tradição iniciada em 1993 por meio da Mostratec-Liberato. Este ano, os 13 estudantes brasileiros apresentarão nove projetos, representando oito estados: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Maranhão, Amazonas e Amapá.

Com informações do IFMS