Buscar

11/07/2021 às 14:30, Atualizado em 11/07/2021 às 11:12

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul combate focos de incêndio no Pantanal

Período de estiagem na região resultou em 322 notificações de queimadas neste ano

As Guarnições de Combate a Incêndio Florestais (Gcifs) da Operação Hefesto continuam com os trabalhos em campo no combate as chamas no pantanal.

Na região da Nhecolândia e do Paraguai-Mirin, as equipes realizam ações de combate aos focos de calor.

Os militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMMS) percorreram grandes fazendas com o território extenso para realizarem o trabalho de rescaldo das chamas.

Característico no pantanal, o fogo de turfa ou fogo subterrâneo ocorre quando não há chuva em abundância.

Ele pode durar dias, semanas ou até meses. Os sucessivos períodos de secas e cheias nas estações da região criam camadas de matéria orgânica no solo que no período mais seco se tornam altamente inflamáveis.

O monitoramento é constante e as equipes da Operação Hefesto estão acampadas em fazendas e pontos estratégicos para o combate às chamas.

De acordo com o Sistema de Monitoramento de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Corumbá configura como o município brasileiro com maior foco de queimadas no País, com 322 notificações neste ano.

Destruição

Dados do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e de Mato Grosso (MPMT) apontam que cerca de 60% dos focos de incêndios que destruíram o Pantanal em 2020 foram provocados por ações humanas, ligadas diretamente a atividades pecuárias.

Conforme o relatório, 21 cidades entre os dois estados foram atingidas pelas queimadas do bioma no ano passado.

Por volta de 2 mil propriedades foram prejudicadas, além de seis terras indígenas e 16 unidades de conservação.

De janeiro até novembro de 2020, 30% do Pantanal foi atingido pelas queimadas históricas que consumiram o bioma no ano passado. Levando em conta só o Pantanal mato-grossense, esse número chega a 40%.

Reforço

Na segunda-feira (12), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai lançar um conjunto de ações voltadas para mitigação, prevenção e combate a incêndios e queimadas nas áreas rurais do pantanal brasileiro.

A Pasta deve anunciar ainda o programa Pró-Pantanal, iniciativa conjunta do Mapa com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), desenvolvido para recuperar o bioma e reduzir os impactos das queimadas na economia local.

Para auxiliar nas estratégias de prevenção, também será lançado o Painel Risco de Incêndio do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A ferramenta digital monitora e divulga os locais com maior probabilidade de ocorrência de incêndios no Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.