Publicado em 26/04/2017 às 12:30, Atualizado em 26/04/2017 às 13:07

Coordenadora da Mulher alerta para custo da violência doméstica

A juíza aproveitou para fazer o convite a toda a sociedade para participar da 2ª Caminhada pela Paz.

Redação,
Cb image default
Foto: Victor Chileno/ALMS

A juíza Jacqueline Machado, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de MS, na manhã desta terça-feira (25), ocupou mais uma vez a tribuna da Assembleia Legislativa de MS para falar da violência que mulheres de todo país sofrem diariamente, cenário que se repete em Mato Grosso do Sul.

A juíza aproveitou para fazer o convite a toda a sociedade para participar da 2ª Caminhada pela Paz - Mulher Brasileira, programada para a próxima sexta-feira, 28 de abril, às 16 horas, em Campo Grande.

Em sua fala na Casa de Leis, Jacqueline alertou para o número alarmante da violência doméstica. Citando dados do Instituto Datafolha e outros órgãos, ela explicou que uma mulher morre no Brasil a cada 90 minutos e uma é estuprada a cada 11 minutos. "Atualmente, 10% do PIB do Brasil são destinados ao tratamento da violência e R$ 5 milhões são gastos com internações pelo SUS de mulheres vítimas de violência. Somos nós a pagar por tudo isso", disse.

Mato Grosso do Sul também não possui situação positiva. De acordo com a juíza, atualmente ocupa o quinto lugar no ranking da violência nacional contra a mulher, o que representa importante alerta a todos que lutam pela cultura da paz.

A juíza, titular da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar de Campo Grande, que funciona dentro da Casa da Mulher Brasileira, informou que um amplo trabalho de orientação e conscientização já está sendo realizado por meio de oficinas, palestras, em salões de beleza, com o Projeto “Mãos EmPENHAdas” Contra a Violência, em que profissionais são capacitados a identificar vítimas e orientá-las.

Outras ações deverão ser executadas em escolas e ambientes frequentados pelas mulheres: tudo para mudar a cultura do machismo e evitar que vidas sejam destruídas e muitas vezes ceifadas.

No dia 9 de março, Jacqueline também esteve na Casa de Leis e chamou a atenção para a importância do combate a todo tipo e forma de violência contra as mulheres.

Caminhada - Programada para o dia 28 de abril, às 16 horas, a 2ª Caminhada pela Paz – Mulher Brasileira foi incentivada pelo presidente do TJMS, Des. Divoncir Schreiner Maran, e recebeu grande apoio de autoridades e artistas brasileiros, como Luan Santana, Gabriel Sater, Matheus e Kauan - parceiros do Projeto "Vem pra Rua Mulher Brasileira".

A Caminhada terá concentração em frente ao Fórum de Campo Grande, seguindo pela Rua Dom Aquino até a Rua 14 de Julho, com encerramento e concentração final no Centro Integrado de Justiça (Cijus), situado na Rua 7 de Setembro.