Buscar

16/05/2021 às 14:05, Atualizado em 16/05/2021 às 14:16

Consulado Honorário da República Tcheca em Batayporã apoia projeto de atendimento para crianças e adolescentes com desordens neuropsicológicas

Cônsul acredita que o projeto Elos de clínica diagnóstica e espaço campestre especial para atendimentos vai promover um bom intercâmbio para o Mato Grosso do Sul

Cb image default
Dr. Evandro Amaral Trachta ao lado da médica Patricia Helena, durante evento em Batayporã, na sexta-feira.Foto - Marcos Donzeli

Na sexta-feira, 14 de maio, o Consulado Honorário da República Tcheca em Batayporã recebeu em uma reunião para poucas pessoas, membros do Projeto Elos da cidade de Dourados, da APAE Nova Andradina e Batayporã e o prefeito da cidade, Germino Roz (PSDB).

Dr. Evandro Amaral Trachta e Silva, Cônsul Honorário da República Tcheca no Mato Grosso Sul, respeitando os protocolos de biossegurança durante a pandemia, realizou o evento no intuito de apoiar um projeto de atendimento para crianças e adolescentes com desordens neuropsicológicas como o autismo, déficit cognitivo (“retardo mental”), depressão infantil, TDAH, esquizofrenia e Asperger) denominado Projeto Elos, liderado pela neurocirurgiã Patrícia Helena Guttenberg Pires Teixeira.

Na fala de apresentação, Drª Patrícia destacou que o corpus principal da clínica e do centro campestre é o diagnóstico, tratamento e apoio das inúmeras desordens neuropsicológicas. O nome Elos foi escolhido se referindo aos elos entre profissionais de várias áreas, família e sociedade. A ideia do projeto contará, além do trabalho da equipe multidisciplinar, a construção e adequação de espaços terapêuticos como oficinas de horta, jardinagem, artes e cerâmica, áreas para estudos, refeitório, musicoterapia, brinquedoteca, equoterapia, zooterapia, atividades recreativas e desportivas, orientação nutricional dentre outros. Segundo a Drª Patrícia, esses espaços além de serem terapêuticos auxiliam no desenvolvimento das crianças e adolescentes nos diferentes graus da deficiência, melhorando o nível de inteligência dos mesmos e seus graus de autonomia e inclusão social. O Projeto Elos é uma instituição privada, que contará além de uma moderna e equipada sede diagnóstica, com um espaço campestre onde funcionará oficinas terapêuticas. Apesar do caráter privado, o Projeto Elos irá trabalhar com parcerias de empresas privadas e entidades buscando viabilizar um atendimento filantrópico com alto padrão de qualidade. Todos os espaços do projeto foram idealizados pela equipe em conjunto com uma arquiteta que desenhou os espaços com foco no público-alvo.

Cb image default
Divulgação

Em entrevista ao site Nova Notícias, Dr. Evandro Trachta falou sobre a importância do projeto e a atuação do Poder Público contando com a presença do prefeito de Batayporã, Germino Roz: “Nós convidamos o prefeito Germino Roz para conhecer o projeto e ver como que ele, enquanto prefeito ou o próprio município ou Estado, e a própria região, possa interagir com isso. Eu acho que é um projeto que tem uma projeção grande e, no futuro, poderá atender crianças e adolescentes aqui da nossa região e no intercâmbio de profissionais, ou até dos próprios pacientes, principalmente no setor de diagnóstico. A intenção do consulado foi promover esse momento especial de conhecimento e troca, visando uma parceria ou intercâmbio no futuro”.

A Diretora Social da APAE Nova Andradina, Ida Merces Nascimento, trouxe para a reunião seus anos de experiência no trabalho da associação. Segundo o Dr. Evandro a participação da APAE foi de suma importância para somar o conhecimento e nos atendimentos para os pacientes.

Um dos pontos altos do encontro foi a palestra da psicóloga de Batayporã, Maria Iracema Dias Degani Battistetti, que apresentou uma metodologia de um jogo de ensino criado por ela chamado: “Eu também posso ler”, que já será usado pelo Projeto Elos.

O Projeto Elos busca parcerias e agregar instituições no atendimento às crianças e adolescentes com desordens neuropsicológicas, e somando recursos para o seu desenvolvimento. Para o Cônsul, o evento teve um saldo positivo: “foi um momento especial, onde o intercâmbio de experiências e conhecimentos em um assunto tão importante como o autismo e as demais desordens neuropsicológicas. Fiquei encantado com esse modelo de projeto depois de participar como convidado de uma reunião com a Drª. Patrícia e uma vasta equipe multidisciplinar com fonoaudiólogo, assistente social, psicólogos, nutricionista, veterinários, médicos, pedagogos, psicopedagogos, arquitetos, e por isso resolvi criar esse momento de intercâmbio aqui no Consulado, que eu acho que foi muito importante para a região. Essa possibilidade de reunir profissionais desse nível, e discutir a inclusão social orientada e responsável, visto ser um tema muito importante nos dias de hoje, especialmente no momento atual, que é o isolamento social, necessário pela pandemia, favorece o agravamento dessas patologias”, reforçou o Dr. Trachta.

Além de profissionais do Estado, fizeram parte do encontro a neuropedagoga Silvânia Mendonça e a psicóloga Rosemeyre Calhau da cidade vizinha de Primavera, SP.

Cb image default
Prefeito de Batayporã Germino Roz Foto - Marcos Donzeli
Cb image default
Apresentação Cultural.Foto - Marcos Donzeli

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.