Publicado em 05/05/2017 às 14:30, Atualizado em 05/05/2017 às 12:21

Condições favoráveis criam boa expectativa para safra de milho

Técnicos fizeram análise no solo e nas plantas pelo Estado.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Circular técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS) indicou que as condições para as lavouras de milho na 2ª safra de 2016/2017 são "ótimas". O levantamento foi divulgado hoje pela Associação dos Produtores de Soja de MS (Aposoja/MS). Essas condições elevam a expectativa de 45,5% de aumento na produtividade.

"Até a 4ª semana de abril, quando técnicos do Siga MS visitaram propriedades rurais em todo o Estado, os níveis de chuva e umidade no solo estavam altamente propícios para o bom desenvolvimento do cereal", informou nota.

O analista de grãos do Sistema Famasul, Leonardo Carlotto, explicou que tanto as condições como a qualidade das plantas na safra atual estão mais favoráveis do que no mesmo período do ano passado. "Em algumas regiões, o índice de biomassa, que indica essas condições, é até maior que a média histórica", apontou o técnico.

O estudo mostrou que no sul do Estado choveu 200 milímetros a menos e no centro-norte, houve 100 milímetros a menos de índice pluviométrico na comparação com a média história das regiões. Contudo, como a água está caindo de forma mais bem distribuída, isso contribui para a safra.

Os dados estão também disponíveis na internet, no site a associação, na aba SigaWeb.

ESTIMATIVA PRODUÇÃO

Para o milho 2ª safra 2016/2017, a estimativa da Aprosoja/MS é que o Estado tenha área plantada de 1,800 milhão de hectares, sendo a projeção de volume de produção de 9,180 milhões de toneladas. A expectativa é alcançar produtividade média de 85 sacas/ha.

"O número estimado de produtividade é 45,5% superior ao efetivamente alcançado na 2ª safra do ano passado, quando houve quebra na produção de milho devido a questões climáticas. Em 2016, a produtividade média do Estado foi de 58,4 sc/ha", divulgou a Aprosoja/MS.

Fonte - Correio do Estado