Buscar

08/08/2021 às 10:30, Atualizado em 08/08/2021 às 11:09

Com recursos do FIC, Coxim terá Encontro de Comitivas Pantaneiras em agosto

O proponente do projeto, o artesão e pequeno empreendedor pantaneiro, Júlio Pipoca, diz que o objetivo é realizar uma manifestação cultural festiva onde serão celebrados os costumes e tradições das Comitivas Pantaneiras

Cb image default
Foto: Edemir Rodrigues

O projeto, financiado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), foi contemplado através do Edital 01/2019, porém, com a paralisação devido à pandemia Covid-19, passou por uma reformulação para atender aos protocolos de biossegurança e as restrições sanitárias impostas para conter a disseminação do vírus.

O proponente do projeto, o artesão e pequeno empreendedor pantaneiro, Júlio Pipoca, diz que o objetivo é realizar uma manifestação cultural festiva onde serão celebrados os costumes e tradições das Comitivas Pantaneiras da região de Coxim.

“A Comitiva Pantaneira é a tradição do homem pantaneiro, e é muita coisa que envolve e formam a nossa cultura. A história do homem pantaneiro é o modo de falar, os causos, a culinária típica, o tocar do berrante, as bruacas de carga, a trempe, os arreios diversos, os ritmos regionais, a indumentária pantaneira e um monte de coisas mais. Tudo isso vai ser exposto no encontro”.

A programação do evento, além do preparo da culinária típica pantaneira também terá apresentações culturais referentes a cultura pantaneira.

Para Ariel Albrecht, elaborador da proposta, o projeto é fruto do trabalho conjunto entre o SEBRAE/MS e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, “que vêm fomentando ações e projetos de incentivo a promoção da cultura pantaneira como fator de geração de emprego e renda, e, que através do conceito de economia criativa, tem promovido o desenvolvimento sustentável nos municípios de Mato Grosso do Sul e no Pantanal”.

De acordo com Albrecht, a pandemia afetou mais severamente os segmentos da cultura e do turismo, e projetos como este são de fundamental importância para a retomada destes setores nos municípios da região, com geração de volume de negócios, emprego e renda para as comunidades locais.

O evento será realizado de 21 de agosto a 26 de setembro, apenas aos sábados e domingos, das 17h às 20h, na praça da antiga concha-acústica de Coxim.

O projeto também conta com apoio da Gerência Municipal de Turismo de Coxim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Coxim.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.