Buscar

05/11/2017 às 08:21, Atualizado em 05/11/2017 às 11:32

Com menos 33% de inscritos em MS, estudantes realizam prova do Enem neste domingo

Provas começam ao meio-dia .

Estudantes de todo o Brasil realizam a primeira fase do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (5). Em Mato Grosso do Sul foram 92.300 inscritos, número 33,9% mais baixo do que no ano passado que atingiu 139.637, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A segunda fase ocorre no próximo domingo (18).

O horário oficial de fechamento dos portões dos locais de provas é 13h, seguindo fuso-horário de Brasília, portanto meio-dia em Mato Grosso do Sul. É obrigatória a apresentação de documento com foto, sendo carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Além disso, tanto para fazer a redação quanto para preencher o cartão de respostas o candidato deve usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outro modelo não será aceito.

Levando em consideração as mais de 5 horas permitidas para o término da prova, os lanchinhos estão liberados, porém todas as embalagens devem estar lacradas por questão de segurança.

Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala. Vale lembrar que em todas as salas há um fiscal responsável por verificar se todas as exigências estão sendo cumpridas.

Itens proibidos

É o proibido o uso de lápis, chaves, livros, manuais, borracha, anotações, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, impressos, lapiseira, óculos escuros, caneta de material não transparente, dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes).

Regional

Do total de participantes de Mato Grosso do Sul, 57,8% são mulheres e 42,2% são homens. Neste ano, a maioria tem entre 21 e 30 anos (31.365), seguido dos que têm entre 31 e 59 anos (16.647) e 17 anos (11.460). Os idosos também entraram na lista e, ao todo, 179 pessoas com 60 anos ou mais vão fazer a prova.

Dos participantes, 30,9% são pagantes; 48,8% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função de Lei ou do Decreto; e 20,3% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017. Em relação à situação de ensino; 64,4% já concluiu o Ensino Médio; 23,7% é concluinte este ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.