Publicado em 20/11/2020 às 13:41, Atualizado em 20/11/2020 às 15:43

Com índices baixos de vacinação, prefeituras são alvo de investigação do MPMS

Dourados e Laguna Carapã estão com várias coberturas vacinais abaixo de 95%, índice recomendado pelo Ministério da Saúde

Redação,
Cb image default
Sede do MPMS em Dourados | Foto: Divulgação, MPMS

O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) instaurou procedimento administrativo para apurar a responsabilidade das prefeituras de Dourados e Laguna Carapã pelos baixos índices de vacinação.

O edital de abertura foi publicado na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial do órgão (DOMPMS).

Conforme a 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Dourados, os dois municípios estão muito abaixo dos percentuais recomendados pelo Ministério da Saúde. A média de cobertura vacinal em Dourados é de 69,9% e de 61,3% em Laguna Carapã.

A imunização contra a poliomielite, por exemplo, é de apenas 57,6% em Laguna Carapã e de 70% em Dourados, quando o mínimo recomendado é de 95%. Dessa forma, as prefeituras devem explicar à promotoria os motivos da baixa vacinação e o que fará para reverter o quadro.

Os titulares das pastas da Saúde, Educação e Assistência Social das duas cidades estão intimados a participar de reunião para debater o assunto com a promotoria na próxima terça-feira (24), a partir das 15h30.

Por todo o País, os índices de vacinação vem caindo ano a ano. Para o Ministério da Saúde, a falsa sensação de segurança, falta de conhecimento e disseminação de informações falsas tem afetado a adesão às campanhas nacionais.