Buscar

27/12/2021 às 13:30, Atualizado em 27/12/2021 às 17:25

Com grandes investimentos em infraestrutura e parcerias, Nova Andradina soluciona problemas de erosão de uma década

O governo atuou em três grandes frentes de trabalho para combater erosões na Fazenda São Domingos, Fazenda Baile e bairro Pedro Pedrossian

Cb image default
Foto - Divulgação Assessoria da prefeitura de Nova Andradina

Um dos maiores desafios vencidos pela gestão do prefeito Gilberto Garcia, em 2021, foi a reconstituição dos processos erosivos no perímetro urbano de Nova Andradina, problema identificado há mais de uma década e que foi equacionado com grandes investimentos em infraestrutura e parcerias decisivas com o governo do estado.

O governo atuou em três grandes frentes de trabalho para combater erosões na Fazenda São Domingos, Fazenda Baile e bairro Pedro Pedrossian, com a realização de gigantescas obras de drenagem, construção de lagoas de contenção e outras intervenções para corrigir enormes buracos abertos pelas enxurradas, que estavam causando a degradação do meio ambiente e prejuízos para moradores das áreas atingidas.

A mais complexa obra foi realizada entre os bairros Centro Educacional, Cristo Rei e Argemiro Ortega, tanto preparando as Ruas Antônio Duarte e Manoel Soares, onde fortes chuvas levaram ao rompimento de tubulações que contribuíram para a formação de uma enorme cratera de mais de 18 metros de profundidade, que causaram estragos ambientais e danos às residências circunvizinhas.

Neste local, todo o sistema de drenagem foi reconstituído. Na jusante dessa obra foram construídas uma barragem na Fazenda São Domingos e uma lagoa de contenção para captação das águas pluviais do Argemiro Ortega e outros bairros da região, diminuindo a vazão das águas e, consequentemente, a formação de novas erosões. Hoje, a paisagem é completamente diferente com a recuperação de toda área atingida.

Segundo o secretário Júlio Cesar Castro Marques, os próximos meses começam as obras de pavimentação asfáltica das ruas Manoel Soares e Gracindo Abílio, ligando 100% por asfalto a praça do Argemiro Ortega até a Avenida Eulenir de Lima, no Durval Andrade Filho, via antiga boiadeira. “A gestão supera um gargalo de muitos anos e entrega para a população uma obra importante, mas que no futuro próximo corre o risco de ser esquecida, pois grande parte está abaixo do solo. É um investimento de uma administração que se preocupa com o desenvolvimento e sobretudo com a qualidade de vida das pessoas”, pontuou o titular da infraestrutura.

A obra de recuperação da erosão formada entre o prolongamento da Moura Andrade até o residencial Pedro Pedrossian, em frente à Concórdia, é outra intervenção executada pelo governo do estado, que põe fim ao pesadelo de dezenas de moradores, especialmente nos dias de chuvas torrenciais.

Neste início de semana, o prefeito Gilberto e o secretário de infraestrutura Júlio César Castro Marques fizeram vistoria as obras de construção de um dissipador das águas pluviais captadas e a implantação de uma caixa de detenção no bairro Campo Verde. Em fase final de implantação, o empreendimento atende um projeto da prefeitura aprovado e executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura.

“São obras que levaram transtornos aos moradores durante anos e que resolvem de uma vez por todos os processos erosivos da cidade. Isso é possível graças ao apoio do governo do estado, responsável pelos repasses financeiros e convênios firmados com o município e a eficiência dos nossos técnicos da secretaria de infraestrutura, responsáveis pela execução dos projetos ”, destacou o prefeito.

A terceira grande intervenção será executada na Fazenda Baile, pelo governo do estado de MS. As obras já foram licitadas e devem ser iniciadas em meados de janeiro. Está prevista a construção de uma grande caixa de detenção e, com isso, deve solucionar o processo erosivo da região e proteger o aterro da rodovia MS 473.

Somando o volume de recursos aplicados em obras de combate as erosões nos últimos 3 anos, Nova Andradina investiu quase R$ 8 milhões.

Com informações da assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.