Buscar

30/04/2022 às 12:00, Atualizado em 30/04/2022 às 10:59

Com bandeira tarifária verde, conta de luz não terá taxa extra em maio

Maio terá boas condições de geração de energia, aponta Aneel

Cb image default
Usina hidrelétrica geradora de energia. (Foto: Aneel) 

Para alívio dos consumidores, em maio, não haverá cobrança extra na conta de energia elétrica de todo o país. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária para o próximo será verde, que indica condições favoráveis de geração de energia, não sendo necessário complemento de cobrança na tarifa.

A bandeira é a primeira anunciada pela Agência para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, vigente de 1º de setembro de 2021 a 15 de abril passado.

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. Além disso, esse custo é pago de imediato nas faturas de energia, o que desonera o consumidor do pagamento de juros da taxa Selic sobre o custo da energia nos processos tarifários de reajuste e revisão tarifária.

A Aneel estima que, desde que as bandeiras foram criadas, elas geraram uma economia de R$ 4 bilhões aos consumidores de todo o país, porque evitam a incidência de juros sobre os custos de geração nos momentos menos favoráveis.

As bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente. Antes, ele não sabia que a energia estava mais cara. Agora ele sabe e pode se programar.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.