Buscar

28/12/2021 às 09:02, Atualizado em 28/12/2021 às 10:05

Com avanços na implementação, Programa Escola da Autoria chega a 132 unidades em 2022

Com a ampliação, 54 cidades de Mato Grosso do Sul passam a contar com o Ensino em Tempo Integral

Cb image default
Divulgação

O avanço do Ensino em Tempo Integral se tornou uma das prioridades do Governo de Mato Grosso do Sul nos últimos anos. Com a formatação da proposta e planejamento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), o trabalho ganhou força e o resultado foi um aumento constante no número escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) que trabalham a oferta dessa modalidade, por meio do Programa Escola da Autoria, criado em 2015, e que chega ao total de 132 escolas em 2022.

Colocado em prática em 2016, no ano seguinte o Programa já contava com 11 escolas e se fazia presente nos municípios de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Naviraí. A redução nos índices de abandono, aumento na taxa de aprovação e crescimento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), observado nas escolas que colocaram a proposta em prática, chamaram a atenção e logo se tornaram marcas da iniciativa.

A EE Presidente Médici, localizada no município de Naviraí, foi uma das unidades que colheram importantes frutos com a adesão. Fundada em 30 de outubro de 1967, a escola formou muitos dos profissionais que hoje exercem suas funções na cidade e em outros lugares do Estado. No ano de 2017, passou a contar com o Ensino Médio em Tempo Integral e ganhou destaque no cenário municipal e estadual nas avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 60% de aprovação dos estudantes em universidades públicas e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com nota de 4,9.

“Nas provas do Sistema de Avaliação da Educação de MS, o Saems, todas as notas ficaram acima da média estadual em Língua Portuguesa, Matemática e Produção textual. Além disso, a escola conta com uma taxa de aprovação de 98% e taxa de abandono em 0%”, destacou a diretora Sandra Passos.

Recentemente reformada, a escola contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja para a entrega de obras no total de R$ 4 milhões, investimento que veio acompanhado de novos materiais, conjuntos escolares e outras importantes novidades.

Resultados como esse, observado na EE Presidente Médici, se tornaram recorrentes nas escolas que fazem parte do Programa no decorrer dos anos. Com isso, a proposta ganhou força e hoje já chega em quase 40% das escolas da Rede Estadual de Ensino. Em 2022, o total de unidades escolares que contarão com a oferta do Ensino em Tempo Integral salta de 97 para 132 escolas, sendo 35 novas, levando a oferta para 8 municípios que não eram atendidos (Alcinópolis, Anaurilândia, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Iguatemi, Nioaque, Rio Brilhante e Douradina).

Com a ampliação, 54 cidades de Mato Grosso do Sul passam a contar com o Ensino em Tempo Integral, com ofertas para Ensino Fundamental e Médio. Somadas, as escolas poderão atender até 32 mil estudantes durante o próximo ano letivo, que poderão vivenciar – na prática – as premissas do Programa, que destaca o protagonismo dos estudantes e o incentivo à pesquisa.

Entre os destaques do Programa, está uma escola localizada em Caarapó, município distante 270 quilômetros de Campo Grande: a EE Indígena Yvy Poty.

Primeira escola indígena integrante do Programa Escola da Autoria, a EE Yvy Poty iniciou o atendimento aos estudantes com pouco mais de 200 alunos matriculados. O trabalho de sucesso resultou na adesão da comunidade e, em 2021, a escola contou com 350 alunos, matriculados em turmas de Ensino Médio em Tempo Integral e módulos finais da EJA – Conectando Saberes.

Para o diretor da EE, Valdinei Marques Mendonça, o objetivo dessa proposta é mudar a vida dos estudantes, que por vezes deixam a sala de aula para trabalhar. “Nosso objetivo é, através do Ensino Integral [e em Tempo Integral], através do Projeto de Vida, tornar o aluno autônomo, solidário e competente, para que ele possa enxergar algo a mais. (...) Além de poder ajudar a própria comunidade, trabalhamos para que ele possa viver feliz, com renda e ajudando no desenvolvimento da própria comunidade”, disse.

Matrícula Digital

O período de Matrícula da Rede Estadual de Ensino segue aberto até o dia 05 de janeiro. Para garantir vaga em uma das 347 unidades escolares da REE, seja no Ensino em Tempo Parcial ou em Tempo Integral, basta acessar o portal www.matriculadigital.ms.gov.br ou entrar e contato pelo telefone 0800-647-0028.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.