Publicado em 08/04/2022 às 13:00, Atualizado em 08/04/2022 às 11:32

Com aproximação da Páscoa, pequenas empresas se planejam para vendas

Larissa Rey e Yasmin Zampieri, empresárias e confeiteiras apoiadas pelo Sebrae/MS, contam como data deve movimentar seus negócios, ambos no ramo de chocolates

Redação,
Cb image default

De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae/MS em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS), a Páscoa deve injetar mais de R$218 milhões na economia de Mato Grosso do Sul. Desta forma, o período é promissor para a movimentação de diversos setores de negócios – e o principal deles é o de doces e, ainda mais especificamente, o de chocolates.

Para as micro e pequenas empresas, a data é a oportunidade para ofertar produtos diferenciados no mercado e garantir boas vendas. Além disso, o período também é favorável para novos empreendedores que desejam explorar o ramo da confeitaria. É o caso da empresária Larissa Rey, dona da Delícias da Lari (@deliciasdalarib no Instagram), um food kart localizado em Campo Grande que nasceu da necessidade e se transformou em negócio e paixão.

“Em 2018, eu e meu marido perdemos nossos empregos e ficamos no seguro enquanto procurávamos por outro. Usamos o último pagamento do seguro para comprar as coisas para fazer bolo no pote e tive a ideia de comprar um food kart, por causa da novela ‘Dona do Pedaço’. Peguei dinheiro emprestado e compramos nosso food kart personalizado”, conta a empreendedora.

Com a aquisição do food kart, seu negócio triplicou em vendas e a Doces da Lari iria até se mudar para uma cozinha maior, mas a pandemia de COVID-19 interrompeu seus planos. Porém, Larissa não cogitou desistir e, em 2021, a confeiteira decidiu ampliar sua produção e apostar na Páscoa. “Resolvi investir na Páscoa e da cozinha da minha avó vendi mais de 100 ovos de colher. Esse ano já me planejei mais para ter uma Páscoa perfeita, e já vendemos 100 ovos só na ‘pré-Páscoa’”, relatou.

Com o seu food kart ambulante acompanhado também por um serviço de encomendas e delivery, hoje em dia, Larissa trabalha com bolos em fatias, copos da felicidade, ovos de Páscoa e bolos decorados, e sua meta para Páscoa desse ano é vender 500 ovos. A empreendedora planeja montar seu food kart com produtos para pronta-entrega no centro da Capital (R. José Antônio, 770) no final de semana de Páscoa e aposta no Mercadão Municipal (R. Sete de Setembro, 65 – Centro) para o domingo de Páscoa.

Além disso, Larissa também planeja investir nos pedidos “de última hora”. “Pretendo atender as pessoas que deixam para última hora também, porque ano passado tiveram muitas encomendas que eu não consegui pegar na Páscoa porque vieram em cima da hora e eu não tinha me preparado para atender. Então, esse ano, quero me preparar para ter o delivery dos ovos de colher para atender também quem deixa para mais em cima da data”, contou.

Cazam Brigaderia

Outra empresária que está se organizando para a data é Yasmin Zampieri. Ela começou fazendo doces para vender no cursinho preparatório para vestibular, onde estudava para entrar na faculdade de Medicina, aos 18 anos. A iniciativa ajudava a cobrir os gastos altos do cursinho, porém acabou despertando outra perspectiva em Yasmin: o gosto pela confeitaria e pelo empreendedorismo.

“Comecei basicamente fazendo doce para vender no cursinho e para ajudar a cobrir os gastos, que eram bem altos e eu acabei gostando demais de empreender e do ramo em si. Quando aconteceu a pandemia e o cursinho foi para o on-line, eu não me adaptei e comecei a pegar forte na produção”, conta.

Assim, a confeiteira começou a focar com mais intenção em sua produção de brigadeiros, ramificando também para produção de ovos de chocolate. Hoje com 23 anos e cinco anos de negócio, a Cazam Brigaderia (@cazambrigaderia no Instagram) completa dois anos de formalização agora nesta Páscoa, com serviços de pronta-entrega por encomenda e distribuição.

“Meu ateliê fica na Vila Bandeirantes, e nós trabalhamos só com pronta-entrega. Então, as encomendas são feitas e as pessoas passam lá para buscar e nós entregamos”, explicou Yasmin.

Além disso, a jovem empreendedora também trabalha com parcerias e distribuição para fomentar seu negócio na Páscoa. “No momento trabalhamos com encomendas externas, então distribuímos os brigadeiros para a cidade inteira, para os pontos comerciais e temos meninas que vendem na rua, como ‘freelancers’”, disse a empreendedora, que utiliza a rede social Instagram para divulgar seus produtos junto aos clientes.

Yasmin conta que, assim como Larissa, a meta para essa Páscoa é vender um número considerável de ovos. Entusiasmada, a empreendedora relata que já tem grande parte das encomendas feitas, com a expectativa final ficando entre 500 e 600 ovos.

A Pesquisa de Intenção de Consumo e Comemorações da Páscoa 2022 realizada pelo Sebrae/MS e IPF-MS. Mais informações aos empreendedores pelo número 0800 570 0800.

Fonte - Assessoria do Sebrae