Buscar

19/10/2016 às 10:32, Atualizado em 18/10/2016 às 22:54

Com 270 atividades, IFMS realiza Semana de Ciência e Tecnologia em dez municípios

Palestras, minicursos e feiras de ciência e tecnologia são promovidos até sábado.

Cb image default

A abertura do evento aconteceu na segunda-feira.

Foto: Divulgação - assessoria

Começou nessa segunda-feira, 17, a edição 2016 da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT 2016) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento é promovido nos dez campi em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Na capital, a cerimônia de abertura contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka, representando o reitor Luiz Simão Staszczak. Também estiveram presentes os diretores do Campus Campo Grande, demais pró-reitores e representantes da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS).

“Estão previstas mais de 270 atividades durante a Semana nos campi do IFMS, são 33 só em Campo Grande. Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de participar de algumas delas. O país está cheio de problemas, mas não devemos olhar isso de forma pessimista, mas sim como um campo cheio de oportunidades”, ressaltou Naka.

A diretora-geral do campus, Rosane Fernandez, agradeceu servidores, estudantes, gestores e parceiros da SCT 2016 e falou sobre a importância do evento.

“Por que fazemos pesquisa, buscamos conhecimento, para que serve a tecnologia? Serve para servir a humanidade, para buscar soluções. A Semana de Ciência e Tecnologia tem como objetivo o bem-estar das pessoas, o fator humano se sobressai sempre frente à tecnologia, que está ao nosso serviço. Vocês, estudantes, são nossa motivação, vocês nos inspiram a crescer”, apontou a diretora.

Com o tema central “Ciência Alimentando o Brasil”, o evento vai até o próximo sábado, 22, e conta com parcerias com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), secretarias municipais e de Estado de Educação (SED/MS), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS), além de parcerias locais.

Nas atividades previstas estão minicursos, palestras, oficinas, rodas de conversa, e workshops, além de mostra de cursos e os observatórios de Ingressantes, de Profissões e de Egressos. Todas são gratuitas e algumas abertas ao público externo.

Um dos principais momentos da Semana são as Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS. Neste ano, serão expostos 658 trabalhos nos dez municípios, número recorde de selecionados.

A programação completa da SCT 2016 nos dez municípios está disponível na página www.ifms.edu.br/semanact.

Aspectos legais da produção agropecuária, propriedade intelectual e recursos naturais serão abordados durante as palestras previstas em Nova Andradina, além de minicursos de informática e de apresentações dos projetos na feira de ciência e tecnologia.

SCT – O IFMS realizou pela primeira vez o evento em 2010, no Campus Nova Andradina, o único até então implantado.

A partir daí, a Semana foi se expandindo juntamente com a instituição até que, em 2015, os três novos campi em Dourados, Jardim e Naviraí integraram a programação do evento.

Neste ano, o evento recebe auxílio financeiro para sua realização via pró-reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) e de Extensão (Proex).

Fonte: Ascom/IFMS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.