Buscar

25/09/2021 às 11:00, Atualizado em 24/09/2021 às 22:53

Com 25 ações, Plano de Desenvolvimento Econômico de Nova Andradina irá ajudar a transformar

Lançado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora

Cb image default
Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (24), foi promovido o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Nova Andradina, uma entrega do Sebrae e da Prefeitura Municipal por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde março deste ano.

Realizado no Assentamento Teijin, o evento também foi palco para a entrega de títulos de regularização, além de cartões bancários do Crédito Fomento Mulher, Crédito Habitacional e 1º Crédito, que irão beneficiar centenas de famílias com o acesso a novas linhas de créditos para investimento em infraestrutura e atividades produtivas.

De acordo com a prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, o Plano de Desenvolvimento Econômico irá auxiliar a prefeitura a agir de forma assertiva e é um passo importante para o município como um todo.

"Aderimos ao programa Cidade Empreendedora porque acreditamos na expertise do Sebrae. Foi feito um 'raio x' do nosso município e elencadas as ações que irão promover o nosso desenvolvimento. Acredito no potencial de Nova Andradina e tenho certeza que quem vai ganhar com todo esse trabalho é a nossa população", enfatizou o gestor.

Elaborado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Nova Andradina é composto por 25 ações voltadas para aumentar a autoestima da população, transformar desemprego em empreendedorismo, atrair novos empreendimentos, melhorar a arrecadação, além de alavancar as áreas do turismo e agricultura familiar.

Diante de uma plateia formada por produtores rurais, empresários dos setores do comércio e da indústria, lideranças políticas do município e da região, as ações foram apresentadas pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Hernandes Ortiz, que enfatizou a relevância do documento, principalmente, por ter sido feito de forma colaborativa e atender as necessidades de vários setores econômicos do município.

"Quero agradecer a parceria do Sebrae, ouvimos os atores do nosso município e, além de alavancar o comércio e a agricultura familiar, vamos fortalecer o turismo. Queremos apostar no turismo rural, onde vamos envolver os nossos produtores e desenvolver uma metodologia para atender os anseios de todos. Temos uma grande expectativa de que, com essas ações, possamos melhorar o nosso município como um todo, aumentar a qualidade de vida das pessoas, e impulsionar o desenvolvimento", pontuou o secretário.

As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e é voltada para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar na transformação do município e o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que tem esse propósito.

"É mais um trabalho entregue, mais uma proposta de desenvolvimento para um município importante. Nova Andradina ocupa o 10° no ranking estadual do PIB, mostrando a força e a pujança da economia local. Esse plano é resultado de uma parceria com a prefeitura, por meio do programa Cidade Empreendedora, tivemos a participação do Sindicato Rural, da Associação Comercial, todas as lideranças trabalhando para o desenvolvimento desse município tão importante para região sul. Vamos juntos transformar Nova Andradina em um município mais forte, mostrando a importância do pequeno negócio e da agricultura familiar para o desenvolvimento local", ressaltou Claudio.

Também participou do lançamento, o secretário especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Luiz Antônio Nabhan Garcia, representando a ministra Tereza Cristina; o conselheiro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), Nilson dos Santos; o presidente da Associação Empresarial de Nova Andradina, Renato Lazarini; e o presidente do Sindicato Rural do município, Hemerson Israel Dos Santos, prefeitos e vereadores de várias cidades de MS, secretários municipais, entre outras lideranças locais.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou (67) 3441-1250 (Sala do Empreendedor de Nova Andradina).

Com informações Assessoria SEBRAE/MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.