Buscar

22/08/2020 às 08:32, Atualizado em 22/08/2020 às 01:21

Chuva ajuda a controlar incêndios no Pantanal, mas equipes continuam alertas

Dos 54 focos registrados no dia 14 de julho, quando a situação era considerada gravíssima, restavam 13 focos

Cb image default
Divulgação

As chuvas dos últimos dias ajudaram no controle dos incêndios no Pantanal. Entretanto, como as previsões são de elevação da temperatura e nova estiagem, as equipes de bombeiros e brigadistas continuarão mobilizadas, observou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, durante apresentação do balanço da Operação Pantanal, na manhã desta sexta-feira (21), no auditório da Governadoria. Também participaram o contra-almirante Sérgio Gago Guida, comandante do 6º Distrito Naval, diretamente de Ladário; o coronel Moreira, do Corpo de Bombeiros, e a coordenadora do CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semagro, Franciane Rodrigues.

Dos 54 focos registrados no dia 14 de julho, quando a situação era considerada gravíssima, restavam 13 focos no dia 20 após intenso trabalho de combate ao fogo pelas equipes de bombeiros, brigadistas e militares, com apoio de aeronaves. Após as chuvas, restam poucos focos e restritos à divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso, que devem ser controlados nas próximas horas, segundo afirmou o comandante Guida.

O fogo causou muito estrago, queimou uma área correspondente a 12% da vegetação pantaneira (1.291 hectares), sendo 704 hectares no Pantanal sul-mato-grossense e 583 hectares do Pantanal mato-grossense. O coronel Moreira destacou, entretanto, que com o trabalho das equipes foi possível preservar mais de 92% da área pantaneira. “Estamos atentos para que esses pontos não venham a recrudescer”, frisou o comandante Guida.

Por sua vez, o secretário Jaime Verruck disse que o governo acionou as estruturas de combate a incêndios das usinas de cana-de-açúcar e florestas plantadas para ajudar em focos notificados nos últimos dias nas regiões Sul e Sudeste. Não deve chover nas próximas semanas e as temperaturas voltam a subir a partir da quarta-feira, acompanhada de queda da umidade do ar, disse a coordenadora do CEMTEC/MS Franciane Rodrigues, portanto a situação volta a ser propícia à propagação de incêndios.

Verruck salientou que toda e qualquer queimada está proibida, portanto pediu que as pessoas ajudem no controle do fogo denunciando infratores. “Importante é não começar o fogo, porque depois que começa, é difícil controlar”. Segundo o secretário, o governador Reinaldo Azambuja está em tratativa com autoridades bolivianas para uma ação conjunta na fronteira entre os dois países e toda estrutura continuará mobilizada até que se normalize a situação. Os meses de setembro e outubro costumam ser tão ou até mais quentes e secos que agosto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.