Publicado em 25/10/2020 às 12:30, Atualizado em 25/10/2020 às 12:02

China reabilita frigoríficos de MT e MS suspensos por Covid-19; um é em Dourados

Principal destino das exportações brasileiras de carne, a China elevou o rigor com a segurança sanitária dos alimentos importados pelo país neste ano

Redação,

A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) anunciou na sexta-feira (23/10) a reabilitação de dois dos oito frigoríficos que estavam impedidos de exportar ao país: Marfrig de Várzea Grande (MT) e BRF de Dourados (MS).

A liberação das exportações ocorre após inspeções realizadas entre final de setembro e início de outubro, como antecipou Globo Rural. As demais empresas suspensas, que também foram inspecionadas, ainda aguardam a oficialização da reabilitação de suas exportações pelas autoridades chinesas.

“Após auditoria por videoconferência e apresentação de documentos, conduzidas pelas equipes do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal e do Serviço de Inspeção Federal (SIF), as autoridades chinesas concluíram que as medidas adotadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelos estabelecimentos foram satisfatórias e adequadas para o atendimento às exigências chinesas”, apontou o Ministério da Agricultura, em nota.

Principal destino das exportações brasileiras de carne, a China elevou o rigor com a segurança sanitária dos alimentos importados pelo país neste ano, interrompendo as compras de empresas que apresentassem risco de contaminação por Covid-19.

“São medidas temporárias, que não visam um país em particular, como o Brasil, não vão afetar a qualificação dos frigoríficos exportadores e tampouco terão um impacto substancial no comércio do agronegócio bilateral”, registrou a representação diplomática do país após a última suspensão, no final de setembro.

Suspensa desde final de julho, a BRF de Dourados comentou em nota sua reabilitação e ressaltou o caráter estratégico do mercado chinês para a companhia. “A liberação para a retomada de exportações para o país asiático, mercado estratégico para a BRF, reforça o compromisso da companhia com a qualidade de seus produtos e com a saúde e segurança dos seus colaboradores", declarou Lorival Luz, CEO global da BRF.

Procurada, a Marfrig confirmou que a unidade de Várzea Grande foi reabilitada pelos chineses. O frigorífico estava suspenso desde o final de junho e foi um dos primeiras a ter os embarques para a China interrompidos por conta da Covid-19.

Fonte - Globo Rural