Buscar

12/07/2025 às 08:36, Atualizado em 11/07/2025 às 20:51

CESP realiza testes de comportas na hidrelétrica de Porto Primavera na próxima semana

Inspeções ocorrerão entre os dias 15 e 17 de julho e fazem parte dos programas de Operação e Manutenção e de Segurança de Barragem da companhia

Cb image default
Divulgação

A CESP (Companhia Energética de São Paulo) realizará, entre os dias 15 e 17 de julho, testes de abertura e fechamento de comportas da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), situada no rio Paraná, divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A iniciativa é uma ação preventiva e visa garantir o bom funcionamento de todos os equipamentos e comportas de vertedouros para o período chuvoso.

De acordo com Fernando Sestari, gerente do Centro de Operações da companhia, os testes anuais de comportas fazem parte de um conjunto de ações preventivas existentes nos programas de Operação e Manutenção e de Segurança de Barragem da Auren Energia, da qual a CESP é subsidiária. “Além de atender a legislação vigente, os testes de comporta visam garantir a excelência operacional pela qual a CESP é reconhecida e reforçam o compromisso da empresa com a segurança em suas operações. Estes testes, que devem ocorrer em todas as nossas hidrelétricas conforme nosso cronograma, são essenciais para, quando chegar o período chuvoso e, consequentemente de cheia dos rios, estejamos preparados para uma eventual necessidade de abertura de comportas”, destaca.

Orientações de segurança

Seguindo o cronograma da companhia, serão três dias de vistorias e testes nas 16 comportas de superfície, além de todos os equipamentos que envolvem a operação.

Todo o processo será acompanhado por equipes técnicas composta por especialistas, de acordo com as normas do setor elétrico, e visando gerar o mínimo de alteração possível. Embora não haja uma mudança significativa de volume de defluência, é importante que as pessoas respeitem os limites de segurança e evitem acessar as margens do rio Paraná a jusante da barragem e, principalmente, em áreas próximas à usina até a conclusão dos trabalhos.

“A CESP tem um compromisso com a transparência e bem-estar a população no entorno de nossas operações. Por isso, além da comunicação aos órgãos reguladores competentes, como o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), também emitimos comunicados oficiais por meio do nosso canal de comunicação com a comunidade, o Diálogo Aberto, visando avisar a população com antecedência sobre os testes. Vale reforçar que a barragem de Porto Primavera é segura. Estes testes são somente medidas preventivas e em nada irão alterar as operações da usina”, completa Sestari.

Serviços

O Diálogo Aberto da companhia opera de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pelo número (11) 93032-6699 (WhatsApp). Por meio dele, a população pode enviar dúvidas, questionamentos e receber comunicados da empresa sobre as operações da hidrelétrica.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.