Publicado em 19/09/2020 às 14:09, Atualizado em 19/09/2020 às 10:11

Censurado, outdoor anti-bolsonarista amanhece com Artigo da Constituição

O outdoor instalado na entrada da cidade de São Gabriel do Oeste, que sofreu censura após erguer mensagem anti-bolsonarista no início da semana, amanheceu com nova mensagem

Redação,
Cb image default
Divulgação

O outdoor instalado na entrada da cidade de São Gabriel do Oeste, que sofreu censura após erguer mensagem anti-bolsonarista no início da semana, amanheceu com nova mensagem nesta sexta-feira, dia 18 de setembro: o artigo 5º da Constituição Federal, que dispõe sobre a liberdade de expressão no Brasil.

Segundo o site Midiamax, a substituição da mensagem foi a estratégia encontrada por integrantes de um grupo pró-democracia da cidade, como resposta à censura sofrida no último dia 15: naquela terça-feira, o anuncio causou celeuma na cidade. Houve, inclusive, ameaça de derrubar o dispositivo “na força”, usando uma serra elétrica – o que fez com que a empresa responsável cobrisse o anúncio com uma lona preta.

De acordo com o advogado Ailto Roberson Seibert, que integra o grupo Juristas pela Democracia e um dos que patrocinou o anúncio, o ato de censura e a intimidação feita por parte dos moradores da cidade é sintomático da falta de diálogo. Por isso, o grupo viu a necessidade de apontar o que diz a lei.

“Colocamos hoje e resolvemos, diante de todos os fatos, partir para um aviso que está na Lei Constitucional, que é é a livre liberdade de expressão. Enfim, vamos ter que ensinar primeiro para a população de São Gabriel o que é Direito Constitucional, um direito fundamental da pessoa humana, esculpida na lei maior do país, para depois poder se expressar livremente”, detalhou o advogado.

Temor e ameaças

A censura do outdoor com lona preta provocou clima tenso em São Gabriel. Nas redes sociais de moradores da cidade, mensagem de apoio e contrárias à tentativa de intimidação ganharam as redes sociais e deixaram claro que, na cidade, que existe forte polarização. A situação, porém, não assustou o advogado.

“Não me sinto assustado nem um pouco com isso, estou acostumado. O que me deixou realmente amedrontado foi por relatos de ameaças a terceiros. O dono do outdoor chegou até a mim com a voz embargada, explicando que estava havendo ameaças à família dele, que nunca havia sofrido nada parecido. E olha que ele é bolsonarista declarado”, detalhou o advogado.

“Eles [opositores] não querem saber, acharam que o dono estava junto com a gente. Parece que não pode ter opinião crítica, mesmo que tenha sido a favor. Isso, sim, nos assusta num país democrático”, acrescentou.

Ailto descreveu que um dos problemas atribuído à manifestação do grupo esteve no uso do nome da cidade. “Não gostaram, mesmo que tivesse outros 4 ou 5 anúncios apoiando o presidente e que também usaram o nome da cidade, dizendo que a cidade estava 100% fechada com Bolsonaro, e não está”, disse.

De fato, o placar eleitoral deu cerca de 55% dos votos válidos a Bolsonaro no 2º turno, enquanto o segundo candidato, Fernando Haddad (PT), ficou com 45%. “E atualmente esse apoio já não é majoritário como se pensa. A situação que tem aí é que um grupo simplesmente não aceita contraditório. Isso não é democrático”, conclui.