Buscar

23/07/2025 às 13:33, Atualizado em 23/07/2025 às 13:59

Câncer de pele: como identificar doença que matou músico do Karametade

Dodô, baterista da banda de pagode, morreu aos 52 anos na última terça-feira, 22

Cb image default
Foto - reprodução Instagram

O músico da banda Karametade Douglas Souza Arruda, conhecido pelo apelido Dodô, morreu aos 52 anos na última terça-feira, 22, por complicações de um câncer de pele. Segundo o Ministério da Saúde, esse é o tipo de câncer mais comum no Brasil e tem altas chances de cura quando diagnosticado no início.

Sintomas

Alguns sintomas indicam a possibilidade do câncer de pele, de acordo com o Ministério da Saúde. É recomendável procurar um médico o mais rápido possível se o corpo tiver os seguintes sinais:

• Manchas que coçam, descamam ou sangram

• Pintas ou sinais que mudam de tamanho, forma ou cor

• Feridas que não cicatrizam em 4 semanas

O que mais causa câncer de pele é a exposição excessiva ao sol. Por isso, a doença é mais comum em partes do corpo que ficam expostas à luz solar, como o rosto, pescoço e orelhas.

Fatores de risco

Qualquer pessoa pode desenvolver câncer de pele, mas ele é mais comum em pessoas de pele clara com mais de 40 anos. Ele é considerado raro em crianças e pessoas negras.

Há alguns fatores de risco, características físicas ou comportamentos, que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer. São eles:

• Pessoas de pele e olhos claros, albinos ou sensíveis aos raios solares

• Pessoas com histórico familiar do câncer de pele

• Pessoas com doenças cutâneas

• Pessoas que trabalham sob exposição direta ao sol

• Exposição prolongada e repetida ao sol

• Exposição a câmeras de bronzeamento artificial

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do câncer de pele é feito por um médico dermatologista, que irá realizar um exame clínico e, caso haja suspeitas da doença, irá enviar uma amostra de pele para a biópsia, que comprovará ou não a presença do câncer.

O tratamento mais indicado para o câncer de pele é a cirurgia oncológica, na qual é retirada a pele lesionada do corpo do paciente. Em casos mais avançados, também podem ser necessários os tratamentos de radioterapia e quimioterapia.

Prevenção

A principal recomendação para prevenir o câncer de pele é evitar a exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h, quando os raios solares são mais intensos. O uso de protetor solar com fator de proteção igual ou maior que 15 também é fundamental, principalmente em situações que a exposição ao sol é inevitável.

Também é recomendado o uso de óculos de sol com proteção UV, roupas que protejam o corpo, chapéus, sombrinhas e uso de protetor solar.

Morte de Dodô do Karametade

O músico Douglas Souza Arruda, conhecido pelo apelido Dodô, morreu aos 52 anos nesta terça-feira, 22, por complicações de um câncer de pele. Ele era baterista da banda de pagode Karametade, sucesso nos anos 1990.

A notícia da morte de Dodô foi compartilhada pelo baterista da banda, Vavá. "É com muita tristeza que anuncio a partida do nosso amigo Dodô, baterista e integrante do Grupo Karametade. A luta foi grande contra um melanoma."

"Saiba que sua história nunca será apagada, meu irmão. Um cara alegre, de sorriso fácil, simpático e uma pessoa incrível, que agora mora lá no céu. Até um dia, meu irmão, seu legado nunca se apagará. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos", completou o cantor.

Com informações do Portal TERRA

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.