Publicado em 09/11/2017 às 12:26, Atualizado em 09/11/2017 às 12:27

Campus Nova Andradina do IFMS recebe alunos para experimentos práticos

A atividade foi acompanhada pelos docentes da escola João de Lima Paes.

Redação,
Cb image default
Os alunos acompanharam a realização de experimentos práticos nos laboratórios do Campus Nova Andradina do IFMS.Foto: Assessoria

O Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre suas portas para os estudantes da Escola Municipal Professor João de Lima Paes até sexta-feira, 10.

As visitas fazem parte do projeto de extensão “Ciências: uma abordagem prática”, desenvolvido desde o ano passado, e que tem como objetivo a criação de ferramentas de aprendizagem e de aproximação entre as duas comunidades escolares. Participam delas alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos.

O projeto, responsável pela implantação do laboratório de ciências da natureza na escola, prevê ainda atividades práticas junto aos estudantes de ensino fundamental e a apresentação dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos discentes do IFMS.

Nas visitas, os estudantes participam de experimentos práticos nos laboratórios de aquaponia, biologia, física e química, além de conhecerem a estrutura física da instituição.

A atividade foi acompanhada pelos docentes da escola João de Lima Paes. “Trata-se de uma oportunidade que os nossos estudantes têm de conhecer as possibilidades oferecidas pelas ciências, envolvendo-os desde o ensino fundamental”, afirma a coordenadora pedagógica da escola, Lilian Guimarães.

Aprendizado – A aluna do 6º ano Marielly Satil, 11, foi uma das participantes da última edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova). Ela esteve no Instituto pela primeira vez.

“Os experimentos práticos foram bem legais, porque neles foram explicadas a origem de cada item utilizado, coisa que muitas vezes o professor não tem tempo de fazer nas aulas. O fato de vermos os trabalhos produzidos pelos estudantes do IFMS também é um incentivo para prosseguirmos com nossos trabalhos e continuarmos participando dos eventos científicos”.

Um dos trabalhados apresentados pelos discentes do IFMS durante a visita foi o “Chicken jump”, um jogo didático desenvolvido para o ensino de química orgânica a partir de defensivos agrícolas utilizados na cultura do milho.

O coordenador do projeto de extensão, Jônatam Rodrigues, técnico de laboratório do campus, explica que a ação junto à Escola João de Lima Paes “é muito importante para o crescimento das instituições, já que os alunos do ensino fundamental poderão ampliar seu conhecimento com novos recursos de aprendizagem e o Instituto, divulgar suas ideias e concepções perante a comunidade”.

Ele destaca ainda que o projeto visa o estabelecimento de um espaço em comum o ensino, extensão e desenvolvimento de prática científica, além da troca de experiências entre os alunos e profissionais das duas instituições.

“Por meio das atividades laboratoriais, relacionadas ao ensino de ciências, a parceria busca proporcionar aos alunos um desenvolvimento interdisciplinar do conhecimento por meio de atividades práticas”, comenta.