Publicado em 05/04/2017 às 13:01, Atualizado em 05/04/2017 às 11:21

Brasil vai colher 217 milhões de toneladas de grãos, aponta Expedição Safra

O levantamento foi apresentado na semana passada.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Segundo o Indicador Brasil da Expedição Safra, o país vai produzir 217 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2016/17 – principalmente soja (107 mi t) e milho (92,6 mi t, considerando verão e safrinha).

O levantamento foi apresentado na sexta-feira (31) durante o encerramento da 11ª edição do projeto na Expo Londrina, no Paraná. O evento reuniu mais de 200 representantes da cadeia produtiva do estado para debater produção e mercado.

"Estamos concluindo a maior safra da história, mas o Brasil ainda precisa de estratégia política e comercial para se posicionar como o grande fornecedor mundial de alimentos", avaliou o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira.

Em sua opinião, a América do Sul e, em especial, o Brasil têm potencial para crescer em área plantada e ganhar ainda mais competitividade no mercado internacional.

O secretário de Agricultura do Estado do Paraná, Norberto Ortigara, participou do encerramento da Expedição Safra e destacou o bom desempenho das lavouras paranaenses.

"Desde o começo, a safra se mostrava exuberante. Nunca se colheu tanta soja por hectare, quanto nessa temporada".

Além de Ortigara, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), e outras autoridades políticas e setoriais do Estado prestigiaram o evento.

Mais roteiros

Até o final da colheita da safrinha, a equipe de técnicos e jornalistas volta à estrada para visitar as lavouras de soja e milho dos vizinhos Paraguai, Argentina e Uruguai.

Os três países compõem os roteiros fixos da Expedição Safra e são, ao lado do Brasil, os principais produtores de grãos da América do Sul.