Buscar

01/07/2021 às 13:00, Atualizado em 01/07/2021 às 12:29

Bonito é a cidade brasileira que mais desmatou a Mata Atlântica entre 2019 e 2020, aponta Fundação

De acordo com a SOS Mata Atlântica, a cidade sul-mato-grossense perdeu 416 hectares durante o período analisado

Cb image default
Mata Atlântica serviu como base para o estudo pioneiro na floresta tropical — Foto: Nacho Villar/Arquivo Pessoal

Bonito (MS) é a cidade brasileira que mais desmatou área da Mata Atlântica, no Brasil. A cidade conhecida pelo ecoturismo, rios translúcidos e atrativos perdeu 416 hectares do bioma entre os anos de 2019 e 2020, de acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica.

Os dados relacionados ao desmatamento do bioma em Bonito assustam os especialistas. Ainda conforme a os dados da Fundação, a taxa de desmatamento da Mata Atlântica cresceu 150% de 2019 para 2020, saltando de 166 para 416 hectares devastados.

O número total de área desmatada em Bonito, apresentado pela SOS Mata Atlântica, exemplifica que o município perdeu mais de um campo de futebol por dia do bioma. O diretor de Conhecimento da Fundação, Fernando Guedes Pinto, fala que o a devastação afeta de foram direta àquelas pessoas que vivem nas cidades.

Outro município de Mato Grosso do Sul está no ranking das 10 cidades do Brasil que mais desmatou o bioma. Miranda (MS) está em 8º lugar, com 219 hectares devastado entre 2019 e 2020. De um ano para o outro, conforme os dados da SOS Mata Atlântica, o bioma perdeu 265% a mais de área desflorestada.

O G1 procurou a prefeitura de Bonito, que não se posicionou quanto a perda do bioma. O secretário municipal de Meio Ambiente de Miranda, Ricardo Nino, fala que a cidade as questões de fiscalização da Mata Atlântica são licenciadas pelo governo estadual. Nino disse que na câmara de vereadores de Miranda está tramitando a descentralização da política pública de fiscalização do estado, pedindo para as ações passarem a ser responsabilidade do município.

A pesquisa aponta que os estados de Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul concentram os dez municípios que mais devastaram a cobertura vegetal. Veja lista abaixo:

Bonito (MS) - perdeu 416 hectares;

Águas Vermelhas (MG) - perdeu 369 hectares;

Wanderley (BA) - perde 350 hectares;

Montalvânia (MG) - perdeu 286 hectares;

Pedra-Azul (MG) - perdeu 286 hectares;

Cotegipe (BA) - perdeu 273 hectares;

Ponto dos Volantes (MG) perdeu 220 hectares;

Miranda (MS) perdeu 219 hectares;

Encruzilhada (BA) perdeu 175 hectares;

Francisco Sá (MG) perdeu 166 hectares.

Conforme os dados do Atlas dos Municípios da Mapa Atlântica, dos 3.429 municípios que compõem a Mata Atlântica, 439 desmataram o bioma entre 2019 e 2020 – somando 13.053 hectares desflorestados.

Do total desmatado, 70% se concentram em apenas 100 municípios de nove estados (MS, MG, BA, PI, PR, SC, SP, SE, RJ). O estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica tem parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, unidade vinculada ao Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (INPE/MCTI).

“Qualquer área desmatada na Mata Atlântica, por menor que possa parecer, é uma perda enorme. Não só deveríamos ter parado de destruí-la como já precisávamos ter dado um passo além, que é reverter parte das áreas degradadas por meio do reflorestamento”, finaliza Fernando.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.