Buscar

04/10/2020 às 10:00, Atualizado em 04/10/2020 às 00:30

Bombeiros do Paraná vão permanecer mais dez dias no Pantanal

Os bombeiros do Paraná que se deslocaram para Mato Grosso do Sul com o objetivo de reforçar as ações de combate às queimadas no Pantanal ficarão no estado por mais dez dias.

Inicialmente, o grupo, composto por 32 militares, ficaria na região até sexta-feira (2), mas com o aumento de focos de incêndio e complexidade da situação, o retorno deve ocorrer no dia 10 de outubro. O Pantanal de Mato Grosso do Sul já teve 3,4 milhões de hectares destruídos pelas chamas.

Neste ano, o fogo já consumiu mais de 1.408 milhão de hectares do Pantanal sul-mato-grossense, segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), obtidos em parceria com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ).

O planejamento inicial era para que a equipe de bombeiros paranaenses ficasse na região por 15 dias.Mas, conforme o Corpo de Bombeiros, a situação no Mato Grosso do Sul ainda é preocupante. Os militares têm trabalhado cerca de 12 horas por dia no combate às chamas, enfrentando temperaturas que chegam a 55°C.

"Trabalhamos intensivamente na Serra do Amolar para proteger os ribeirinhos. Com o helicóptero da Marinha, sobrevoamos a região e foi muito triste ver o tamanho da devastação provocada pelas queimadas. Um ecossistema foi prejudicado. Esperamos estar fazendo a diferença e ajudando nesta batalha", disse a tenente Luisiana Guimarães Cavalca.

Na quarta-feira (7), outra equipe, composta por 40 bombeiros paranaenses, deve chegar em Corumbá, Mato Grosso do Sul, para continuar ajudando no combate às queimadas.

Fonte - G 1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.