Buscar

23/08/2017 às 14:00, Atualizado em 23/08/2017 às 13:14

Bloco K? Conheça nova obrigatoriedade para indústria

Especialista explica iniciativa do Governo e prazos para implementação.

Cb image default
BLB/Reprodução/Ilustrativa

Desde janeiro deste ano passou a ser obrigatória a implementação do Bloco K – Livro de Registros de Controle da Produção e do Estoque da Escrituração Fiscal Digital, mas, afinal, o que é isso? Como se adaptar à nova obrigatoriedade e quem se enquadra?

O contador Gustavo Deboleto explica que a nova exigência visa controlar a produção e o estoque das indústrias. “Trata-se de uma nova declaração exigida pelo Governo e que é voltada, neste primeiro momento, para empresas com faturamento superior a R$ 300 milhões/ano”, pontua.

Contudo, a obrigação também passa a valer, a partir de 2018, para indústrias com faturamento anual igual ou acima de R$ 78 milhões. Em 2019, a obrigatoriedade se estende às demais indústrias e atacadistas inclusas nas divisões 462 e 469 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas, o CNAE.

A novidade não exige preparo só das indústrias – muitas ainda não estão totalmente preparadas para as novas exigências –, mas também dos profissionais e escritórios que atuam nas áreas de consultoria contábil e empresarial.

Deboleto, responsável pelo escritório Controlle Contabilidade, em Dourados (MS), é um exemplo. “Essa exigência, por mais que tenha havido um prazo para adaptação, pegou muita gente de surpresa. No nosso caso, já estávamos qualificados para auxiliar as indústrias, pois participamos de diversos cursos”.

Às empresas que precisam se enquadrar, o contador reforçou o papel de consultorias que já passaram por capacitações do gênero. “A tecnologia sempre é um recurso, mas nesse caso não será o bastante, visto que a implementação passa por um processo muito complexo”, salienta.

“Entre outros fatores, as características de cada empreendimento também devem ser levadas em consideração para a operacionalização correta do Bloco K, integrando, efetivamente, áreas como contabilidade, tecnologia da informação e fiscal”, acrescenta o contador.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre o Bloco K, basta entrar em contato pelo site www.controlle.cnt.br, pela página no Facebook (www.facebook.com/controllems) ou na sede do escritório Controlle, à Rua Antônio Emílio de Figueiredo, n°. 2027, Bairro Centro.

Fonte - Santi Comunicação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.